Comprar imóveis na Flórida com o objetivo de obter renda com aluguel por temporada é hoje um dos mais promissores investimentos imobiliários do mundo. A demanda de turistas e também profissionais por hospedagem em cidades como Orlando e Miami é altíssima. Em 2019, a cidade de Orlando, sozinha, recebeu mais de 75 milhões de pessoas.

Ser proprietário de um imóvel nos EUA é também uma estratégia de diversificação de investimento. Além de aproveitar o alto potencial de valorização, o investidor estará realizando um sólido investimento em dólar em uma economia forte, estável e segura.

Mas afinal, qual o retorno sobre aluguel de casas em Orlando? Nos deparamos com essa pergunta diariamente aqui na imobiliária. Resolvemos então escrever este artigo, para esclarecer pontos importantes sobre a renda com aluguel na Flórida.

Renda com aluguel casas em Orlando

Cálculo do retorno com aluguel em Orlando

O cálculo do retorno com aluguel depende de alguns fatores, como: características do imóvel, sazonalidade, localização, tipo de aluguel (longo prazo ou por temporada), uso do imóvel pelo proprietário, entre outros. São fatores que influenciarão diretamente na taxa de ocupação e valor da diária. Mais adiante neste artigo listamos as características desejáveis que um imóvel em Miami ou Orlando precisa ter para conseguir uma boa saída em aluguel.

Contudo, é possível estimar o retorno médio com base em estatísticas, projetando receitas e despesas. Vejamos abaixo:

Receita com aluguel

Um imóvel que atenda os requisitos mínimos de aluguel por temporada oferece taxa de ocupação aproximada entre 60% e 80%. O valor da diária fica em torno de USD 100 – 150 (cem a cento e cinquenta dólares). Alguns imóveis podem conseguir taxas de ocupação de 90% e diárias de até USD 250 em alta temporada.

Custos a considerar

Já consideramos no cálculo do retorno todos os custos como condomínio, IPTU, seguro, água, luz e outras taxas que alguns condomínios podem exigir.

Taxa de retorno

Projetando receitas e todas as despesas, a taxa de retorno aproximada com aluguel por temporada na Flórida é de no mínimo 6%, podendo chegar a 12%. Alguns lançamentos de casas em Orlando ou condomínios em Miami garantem um retorno mínimo na renda com aluguel.

Retorno aluguel Orlando
Condomínio The Retreat Resort – A administradora ofereceu no lançamento um programa de aluguel garantido. Aos proprietários que aderirem (não é obrigatório) a administradora garantia durante dois anos retorno mínimo (poderia ser mais) de 6% ao ano sobre o valor do imóvel. 

Financie e quite as parcelas do empréstimo com a renda do aluguel

Ao brasileiro é permitido financiar a compra do imóvel nos EUA. Os juros cobrados são de aproximadamente 4 a 5% ao ano e os prazos para pagamento de até 30 anos (Saiba mais sobre financiamento de imóveis nos EUA).

Neste momento os juros americanos estão no patamar histórico mais baixo, se considerarmos a taxa básica americana desde 1970. Nos últimos dois anos o governo americano optou por reduzir drasticamente a taxa básica de juros americanas, com o intuito de estimular a economia. Nossas projeções são de que as taxas não permanecerão baixas por muito tempo, já que a economia americana vem reagindo bem. Portanto, se você pensa em investir na Flórida, agora é o momento ideal! Realize agora um sonho e um sólido investimento em dólar na melhor economia do mundo.

Com as taxas em níveis tão baixos e taxas de retorno esperado altas, é possível fazer frente às parcelas do financiamento com a renda do próprio aluguel. Em muitos casos a operação ainda pode gerar lucro.

Em outras palavras, na situação acima, o investidor desembolsará apenas o valor da entrada, que gira em torno de 30 – 35% do valor do imóvel. O restante seria quitado pela própria renda com
aluguel.

Por conservadorismo, no entanto, é bom não contar com a quitação completa das parcelas. Das 12 parcelas de financiamento anuais, se o proprietário conseguir quitar 8 com a renda do aluguel, já é um bom retorno. As outras 4 parcelas seriam aportadas como investimento pelo proprietário.

Entenda como alavancar seu investimento na Flórida por meio de bancos americanos

Estratégias para alugar bem o imóvel

O gerenciamento do aluguel pode ser feito pelo próprio proprietário, por meio de sites como Airbnb ou então por uma administradora contratada. Caso seja feito por uma administradora, é necessário também considerar o custo da taxa de administração, que gira em torno de 15% sobre o valor da receita. Geralmente a administradora costuma cobrar um fee mensal (aproximadamente US$ 100 – 150) para fazer frente a pequenos reparos/manutenções.

Importante destacar que as administradoras podem oferecer a gestão total do aluguel, desde a divulgação do imóvel e captação dos clientes até a arrecadação dos valores. Toda a burocracia de check-in e check-out, inspeção do imóvel, manutenção, etc. fica por conta da administradora. O proprietário sequer tem contato com os inquilinos.

Características desejáveis de um imóvel para aluguel na Flórida

Orlando e Miami são os dois destinos principais para quem busca investir em imóveis para temporada na Flórida. Contudo, os dois centros divergem drasticamente no perfil de imóvel.

Em Orlando recomendamos investir em casas de férias perto dos parques. São as chamadas Vacation Homes. Já em Miami, o ideal é comprar apartamentos em regiões de grande movimento, como Downtown ou Brickell.

IMPORTANTE: Não são todos os imóveis na Flórida que permitem a prática de aluguel por temporada. O estado da Flórida traz regras rígidas sobre este tipo de atividade. Consulte seu corretor. No artigo Comprar para alugar e ter renda em dólar. Como funciona nos EUA! explicamos em detalhes o funcionamento.

Como deve ser a casa em Orlando

Abaixo listamos algumas características que o imóvel deve ter para que consiga uma boa saída para aluguel na cidade de Orlando. Em Miami, o perfil de imóvel para temporada é :

  • Imóveis próximos aos parques: É fundamental que o imóvel esteja próximo dos principais parques. Recomendamos no máximo 15 minutos da Disney;
  • Número de quartos: Mínimo de 3 (três quartos). Lembre-se que geralmente as pessoas viajam em grupos. Quanto maior a casa, melhor;
  • Infraestrutura no condomínio: Condomínios com piscina, áreas de lazer, playground, etc. são mais procurados. Turistas que visitam Orlando também gostam de aproveitar o condomínio, até mesmo para descansar da correria dos parques;
  • Mobília de alto padrão

Como deve ser o apartamento em Miami

  • O imóvel deve estar localizado próximo às principais atrações da cidade (os bairros centrais de Miami são os ideais)
  • Infraestrutura no prédio: piscina, academia, lojas de conveniência no condomínio, etc.
  • Imóvel com mobília eficiente para facilitar o aluguel
  • Prefira condomínios que já ofereçam programa de aluguel ou estejam integrados às principais plataformas de aluguel online. O condomínio District 225, em Downtown Miami, é um lançamento em parceria com o Airbnb, e já vem integrado à plataforma.

Sobre a AMG Realty

A AMG International Realty é uma imobiliária especializada na Flórida, voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre o como comprar um imóvel em Orlando ou Miami, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +1 (305) 3186968 (Heloisa Arazi).

4.7/5 - (3 votes)