Você já ouviu falar da tendência Mixed-Use no mercado imobiliário? São empreendimentos de uso misto, que agregam em uma mesma área unidades residenciais, comerciais, de hotel ou de entretenimento que se complementam. A ideia é trazer aos moradores diversos benefícios, especialmente nos grandes centros urbanos onde o deslocamento é um desafio.
Além de trazer inúmeros facilitadores aos moradores, a proposta também traz vantagens aos investidores, que percebem neste modelo uma oportunidade de maiores retornos.
Recentemente divulgamos alguns lançamentos Mixed-Use em Miami e por este motivo criamos este artigo para explicar melhor as vantagens deste tipo de investimento. Continue lendo este artigo para conhecer as vantagens deste conceito. Ao final mostramos 4 empreendimentos dentro do perfil Mixed-Use em Miami.
1 – Localização e Infraestrutura no condomínio Mixed-Use
De um modo geral, as propriedades Mixed-Use estão localizadas em áreas densamente compactadas, próximas à estabelecimentos comerciais, escolas, parques, lojas e atrações. O comprador / locatário de hoje tem uma forte preferência por locais centrais, com fácil acesso às comodidades da cidade, e os modelos Mixed-Use trabalham com essas tendências para criar comunidades conectadas e inclusivas.
O comportamento do comprador mudou. A nova geração de Millennials está preferindo criar famílias em centros urbanos do que nos tradicionais subúrbios dos Estados Unidos. Essa transformação vem ocorrendo também em Miami, onde as construtoras já perceberam a tendência e oportunidades neste tipo de empreendimento.
2 – Administração mais profissional em empreendimentos mixed-use
Um dos grandes benefícios dos empreendimentos Mixed-Use é oferecer uma administração mais profissional da propriedade. Por abrangerem uma mistura de imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais, este tipo de imóvel exige uma empresa de administração estruturada e profissional de tal forma que consiga atender e dar suporte às diversas demandas e necessidades de toda a comunidade. Todos os moradores acabam se beneficiando destes serviços e de uma administração melhor.
3 – Diversificação (Minimizar Riscos)
Embora seja mais evidente os benefícios para os moradores de unidades residenciais, os proprietários de unidades comerciais ou de hotel também percebem uma grande vantagem do ponto de vista de investimento: a diversificação. Como os empreendimentos Mixed-Use oferecem o melhor dos dois mundos (imóveis residenciais e comerciais), os investidores veem o risco minimizado em seu portfólio imobiliário. Além de oferecer menos risco, os desenvolvimentos de uso misto historicamente oferecem fluxo de caixa, arrendamentos mais longos e menos concorrência, que são ideais quando se busca diversificar seu portfólio.
4. Walkability
De longe, o maior benefício associado aos empreendimentos Mixed-Use é a mobilidade/walkability. No ano passado, a NAR (National Association of Realtors) entrevistou 3.000 americanos adultos que vivem nas 50 maiores áreas metropolitanas para entender suas preferências de transporte. A pesquisa revelou que, como um todo, os americanos preferem comunidades mais tranquilas agora do que no passado. De fato, 48% dos entrevistados disseram que prefeririam morar em comunidades que continham casas com pequenos quintais ou pátios, mas a uma curta distância das instalações comunitárias. Para a maioria dos compradores de casas de hoje, a capacidade de locomoção está no topo da lista, e é por isso que cada vez mais construtores estão apostando em empreendimentos de uso misto para acomodar a demanda.
Oportunidades Mixed-Use em Miami
Veja abaixo três empreendimentos com o pefil Mixed-Use em Miami. Os três empreendimentos permitem a prática de aluguel por curta temporada (short-term rental). Desta forma, o proprietário pode usar o imóvel nas férias e alugar o restante do ano. Com a renda obtida, é possível até mesmo quitar as parcelas do financiamento e ainda obter lucro. É uma ótima opção de alavancagem do investimento.
Veja também: Renda com Airbnb sem trabalho: Conheça nosso serviço de Gestão Total do Aluguel
1. YotelPad Miami
O empreendimento YotelPad em Downtown Miami contará com 215 unidades residenciais e 250 quartos de hotel, acompanhando a tendência mixed-use properties. Os proprietários poderão também alugar suas unidades por temporada enquanto não estiverem usando, obtendo assim, receita em dólar.
O lançamento do YotelPad foi um sucesso. Em menos de um ano do início da construção o empreendimento já estava sold-out (todas as unidades vendidas). A previsão é que o empreendimento seja entregue ao final de 2020 ou início de 2021.
ParkSquare Aventura Mixed-Use Condo
Uma verdadeira cidade dentro da cidade. O complexo ParkSquare em Aventura traz em um único complexo unidades residenciais, salas comerciais, hotel, lojas, restaurantes e outros entretenimentos. Para investidores a administradora garante 6% de retorno mínimo no aluguel nos primeiros 2 anos (o condomínio permite a prática de aluguel por curtas temporadas), além de arcar, a título de promoção, com IPTU e taxa de condomínio nos primeiros 2 anos.
3. Legacy Hotel & Residences
O lançamento Legacy em Downtown Miami mescla unidades residenciais e hoteleiras em uma só torre privilegiadamente localizada dentro do recém construído Miami World Center. Serão 278 unidades residenciais e 255 unidades de hotel. A uma curta distância dos bairros de Brickell, South Beach, Wynwood, Design District e Little Havana, você estará inserido na essência de Miami e tudo que ela pode oferecer. Saiba mais sobre o Legacy Hotel & Residences.
O Miami World Center é um projeto bilionário que transformou a região de Downtown Miami. O empreendimento é um dos maiores projetos mixed-use em construção nos Estados Unidos. São 27 acres que oferecem 4 torres residenciais, um hotel Marriot com 1700 quartos, um prédio de escritório de 45 andares e mais de 40 mil metros quadrados de área de varejo, com lojas e estabelecimentos diversos.
4. Natiivo – Powered by Airbnb
O Natiivo é o primeiro projeto em Miami powered by Airbnb, ou seja, onde o grupo Airbnb entra como incorporadora. O lançamento é o mais comentado de Miami e já vendeu 60% das unidades. Tudo no condomínio é feito de forma a facilitar a prática do aluguel por temporada. No lobby há até uma recepção para os hóspedes dos proprietários. As unidades já vem decoradas de forma eficiente a facilitar o aluguel. Saiba mais sobre o Natiivo Miami