Está acontecendo uma verdadeira transformação no transporte ferroviário do Sul da Flórida. A empresa Brightline, hoje chamada de Virgin Trains, promete inaugurar a tão sonhada rota de trem Miami – Orlando já para 2020.

Trem Miami Orlando de alta velocidade será inaugurado em breve

O trem de alta velocidade opera hoje as rotas Miami – Fort Lauderdale – West Palm Beach. Já é possível ir para Miami de trem para quem chega do Brasil pelo aeroporto de Fort Lauderdale.

Qual a velocidade do trem Miami Orlando?

Apesar de muitos rotularem o novo serviço de “Trem bala Miami Orlando”, a velocidade esperada não faz juz ao título. Trata-se de um trem de alta velocidade, porém não tão rápido assim para merecer a palavra “bala”. Estima-se que a velocidade média do percurso seja de 200 km por hora, o que resultaria em uma duração de aproximadamente 3 horas. De carro, a viagem de Miami a Orlando demora aproximadamente 4 horas.

Hoje a velocidade nos trechos já existentes é, em média, 130 km por hora.

Trem da Brightline na Flórida. Grupo Virgin entrou na operação.

Preços e categorias do trem Miami Orlando

Ainda não há uma tabela de preços para a nova rota de trem Miami Orlando. Os preços serão divulgados somente após o início das operações. É possível, no entanto, ter uma base de valores pelo site da Brightline. São duas as categorias das rotas já existentes: 1 – Smart ou econômica e 2 – Select. Para o trecho a ser inaugurado entre Miami e Orlando cogita-se criar uma terceira categoria intermediária, a Sarmt Plus. O serviço oferece wifi gratuito, mesa de apoio e tomadas para carregar dispositivos (celular e notebook).

Virgin Trains promete nova estações e rotas

A Virgin Trains pertence ao Grupo Virgin, cujo controlador é o bilionário britânico Richard Branson. O magnata vê no mercado da Flórida uma excelente oportunidade de investimento, já que a região é carente de linhas ferroviárias e serviços de transporte de qualidade no segmento.

A Virgin Trains já anunciou projetos para construção de duas outras estações em Miami: 1 – Shopping Aventura e 2 – Porto de Miami. As estações estão em fase de negociação com a prefeitura, que entraria com parte do investimento.

Outro projeto ousado anunciado por Richard Branson é oferecer a rota Orlando – Tampa. A ideia é que a nova rota tenha pontos de parada em alguns parques temáticos e também no Centro de Convenções em Orlando. Comenta-se também de uma conexão com Cocoa Beach.

O apetite empreendedor do grupo não para no estado da Flórida. Há pesquisas para viabilizar a construção de novas rotas de trem na Califórnia, conectando o sul da região à Las Vegas.

Novas rotas animam investidores

Investidores que compraram ou pretendem comprar casas em Miami estão animados com a nova notícia. O recente lançamento Natiivo, onde o Airbnb entra como incorporadora, passou a ter um novo atrativo. Os hóspedes dos proprietários terão a possibilidade de pegar um trem do Porto de Miami (próximo ao empreendimento) e ir direto para Disney. A região de Downtown já oferece hoje altíssimas taxas de ocupação. As novas estações pressionarão os preços das diárias para cima.

Da mesma forma, as casas de férias em Orlando no entorno dos parques também ganharão um grande diferencial. Imagine pegar um trem de um dos parques direto para o embarque em um cruzeiro no Porto de Miami!

Cor vermelha da Virgin Trains substituirá a amarela da Brightline

Cor vermelha da Virgin Trains substituirá a amarela da Brightline

Os trens que fazem a rota Miami – Fort Lauderdale – West Palm Beach são da empresa Brightline, com identidade de cor amarela. Com a entrada do Grupo Virgin na operação, os trens passarão a adotar as cores do novo grupo, que são predominantemente vermelhas. Até o final de 2019 todos os trens terão seu visual modificado para as novas cores e logotipo da Virgin Trains.

Rate this post