Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Flórida está sendo literalmente invadida por moradores vindos de outros estados dos EUA. Nova-iorquinos e californianos lideram o ranking neste verdadeiro êxodo de pessoas em busca de melhores condições de vida no chamado “Sunshine Estate” (estado do sol), como a Flórida é também chamada. O grande fluxo de pessoas exerce forte impacto na demanda por imóveis em cidades como Miami, Orlando e Tampa, principais destinos dos novos residentes. Entenda neste artigo os motivos que levam moradores de outros estados a se mudarem para a Flórida e as consequências para o mercado imobiliário na região.
Movimentos sempre existiu, mas foi precipitado durante pandemia
A Flórida sempre foi o estado mais desejado por americanos para se aposentar. Moradores de regiões mais ao norte dos EUA, onde o inverno é rigoroso, já alimentavam este movimento, que acontecia de forma branda.
Com a intensificação do trabalho remoto, por conta da pandemia, muitos profissionais que moravam em estados do norte optaram por passar a temporada de pandemia em casas de férias na Flórida. Grande parte já tinha um segundo lar na região, outra decidiu comprar.
A Flórida, além de ser um estado mais quente, adotou medidas restritivas mais leves durante a pandemia. Estados como Nova York e Califórnia foram os mais rígidos neste sentido, lançando mão de regras duras de lockdown.
Esta maior “liberdade”, aliada a clima mais agradável, natureza tropical, entre outros fatores, fez com que a Flórida chegasse a receber, em um único dia, mais de 1000 novos moradores de outros estados. Até 2026, autoridades projetam que o estado receberá 849 novos residentes por dia.
Mas por que a Flórida sempre foi um estado desejado pelos americanos?
1 – Clima agradável o ano todo
A Flórida oferece clima agradável durante o ano todo. Cidades costeiras, como Miami, permitem pegar praia praticamente todas as estações do ano, mesmo no inverno.
São raros os anos em que a cidade de Miami presenciou temperaturas muito frias, e nunca abaixo de zero. É muito comum, no auge do inverno, Miami apresentar temperaturas acima de 25 graus celsius.
Por este motivo, a Flórida sempre recebeu milhares de turistas vindos de estados do norte durante o inverno, são os chamados “snowbirds”, em analogia à migração de pássaros por conta do clima.
1 – Estilo de vida
Clima quente, belas praias, atmosfera alegre e ambiente acolhedor conferem à Flórida um estilo de vida único e desejado por todos.
Além de South Beach, bairros como Brickell alimentam a nova fase pela qual a Flórida está passando, evoluindo para trazer a seus residentes uma “vibe” urbana semelhante às de Nova York.
A Flórida oferece algumas das mais belas praias do mundo, além de diversidade gastronômica, vida noturna vibrante, natureza tropical única nos EUA e diversas oportunidades de atividades ao ar livre.
2 – Ambiente fiscal amigável (não há imposto de renda estadudal)
Um fator de peso que atrai nova-iorquinos e californianos para a Flórida é o fator fiscal!
A Flórida não possui “State Income Tax” (imposto de renda estadual).
Nos Estados Unidos, além do imposto de renda no âmbito federal, muitos estados também cobram imposto de renda na esfera estadual. Não é o caso da Flórida, que tem sua arrecadação focada principalmente sobre o consumo (imposto é pago no ato da compra ou venda de um produto ou serviço).
Na cidade de Nova York, por exemplo, os residentes devem pagar cerca de 13% entre impostos estaduais e municipais, um impacto fiscal grande para os moradores da cidade.
Antes de 2018 ainda era permitido aos nova-iorquinos deduzirem parte do imposto estadual na declaração de renda no âmbito federal. Porém, em 2018, esta dedução ficou limitada a US$ 10 mil (dez mil dólares), com a criação do TCJA 2018. A nova lei afetou principalmente os cidadãos com renda mais alta.
Por este motivo, milionários de estados apelidados de “High-Tax” (altos impostos), como Nova York e Califórnia, precipitaram suas decisões de se mudarem para a Flórida após 2018. E, com eles, suas empresas.
3 – Ambiente corporativo amigável (Business Friendly)
A Flórida, de maneira geral, é percebida pelos empresários dos EUA como um ambiente mais “Business Friendly”. Não se trata apenas de um ambiente fiscal atraente. A burocracia também é menor e as autoridades fazem questão de “abrir os braços” e acolher grandes grupos corporativos.
Vale destacar que a Flórida é o terceiro maior estado do país em população e tem a quarta maior economia. Se fosse um país, seria a 16ª maior economia do mundo em 2021).
Por este motivo, grandes nomes como KPMG, Disney, Goldman Sacks entre outros fundos de investimento e instituições financeiras, estão migrando ou já migraram suas divisões para a Flórida.
A cidade de Miami recentemente recebeu o título de “Wall Street South” (Wall Street do Sul), em referência à diáspora de grandes grupos financeiros para a região.
E Miami ainda coleciona outro título, o de “New Silicon Valley”, graças aos esforços do prefeito Francis Suarez em transformar a cidade em um novo polo tecnológico.
A situação mais recente ocorreu em junho deste ano, ocasião em que o magnata Ken Griffin revelou que migraria as operações de sua multinacional de fundos hedge, a Citadel, de Chigago para a Flórida.
O Grupo Disney também anunciou migrar parte de suas divisões para a cidade de Lake Nona, nos arredores de Orlando (região central da Flórida). A KPMG, gigante de auditoria e consultoria, também possui um campus na região de Lake Nona.
4 – Oportunidades no mercado imobiliário
Mesmo com toda a migração de novos moradores para a Flórida, a região ainda oferece um dos custos por metro quadrado mais atraentes dos EUA.
Não é difícil entender por que um nova-iorquino que mora em Manhattan, em um apartamento apertado que mal acomoda sua família, decide vendê-lo para comprar, com valor semelhante, uma verdadeira mansão em áreas suburbanas de Orlando, Miami ou Tampa.
Impacto no mercado imobiliário
Este movimento impactou consideravelmente os preços no segmento de casas residenciais (Single-Family Homes) na Flórida, o mais demandado durante a pandemia. Outros segmentos, como o de condos (apartamentos em prédios) cairam de preço, pois não eram tão demandados, em uma suposta interpretação de que casas seriam melhores para passar tempos de lockdown do que apartamentos.
Hoje, o segmento de single-family homes está com o preço apreciado, ainda que mais acessível comparado a outros estados dos americanos. De outro lado, o segmento de condos ainda oferece oportunidades únicas na região.
Aproveite as oportunidades no mercado imobiliário da Flórida para comprar seu apartamento à beira-mar ou uma mansão de luxo em um condomínio de à beira do lago em cidades no entorno de Orlando.
Sobre a AMG International Realty
A AMG International Realty e uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades no mercado imobiliário de Miami, Orlando ou Tampa, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +1 (305) 318 6968 (Heloisa Arazi).