O que é FSBO? É a sigla para “For Sale By Owner” que, traduzindo, significa “À Venda Pelo Proprietário”. Trata-se, portanto, da prática de vender o imóvel diretamente, sem a ajuda de um corretor.

Uma das principais razões pelas quais alguns proprietários tentam vender diretamente, sem a ajuda de um corretor, é porque acreditam que economizarão a comissão que o corretor cobra para fazer a intermediação.

No entanto, um estudo publicado pela Collateral Analytics revela que os chamados FSBOs, na verdade, não economizam nada e, em alguns casos, podem estar perdendo dinheiro ao não contratar um corretor.

Neste artigo listo 3 razões para não realizar a prática de FSBO. Sempre procure a orientação de um corretor experiente no mercado que pretende vender seu imóvel. Continue lendo para entender:

O que é FSBO e por que você não deve fazer?

1 – Na prática, você não economizará nada ao praticar FSBO

Proprietários FSBOs muitas vezes não atentam para o fato de que o comprador sabe que a venda está sendo realizada diretamente.

O comprador sabe, portanto, que não haverá comissão na ponta da venda. Certamente esta informação será usada para obter descontos, ainda mais se o comprador estiver sendo assessorado por um corretor de compra, o que é muito provável.

2 – Você está preparado para negociar com todas estas partes?

Uma pessoa pode ser uma excelente negociadora, mas dificilmente terá a experiência necessária para negociar com a quantidade de profissionais que um processo de venda requer. Listo alguns:

  • O próprio comprador interessado;
  • O corretor contratado pelo comprador, que fará de tudo no melhor interesse de seu cliente;
  • O advogado do comprador;
  • A empresa de inspeção, contratada pelo comprador e que fará um “pente fino” no imóvel;
  • O avaliador, caso surja algum questionamento no preço do imóvel.

3 – FSBO traz baixíssima exposição para o imóvel

No artigo 5 erros desastrosos ao vender seu imóvel na Flórida explico sobre a perda de exposição do imóvel ao ser trabalhado diretamente pelo proprietário.

Ao vender diretamente, seu imóvel não poderá ser listado no sistema MLS (Multiple Listing Service). Trata-se de um sistema exclusivo de corretores licenciados na Flórida, onde todos os imóveis no mercado são cadastrados e acessados por todos os corretores. São mais de 215 mil corretores na Flórida.

Cada um destes corretores pode ter dezenas, centenas ou milhares de potenciais clientes interessados no seu imóvel.

Em uma conta rápida, seu imóvel deixará de atingir milhões de potenciais compradores.

Quanto o maior o número de potenciais compradores, maiores as chances de concorrência entre eles e, consequentemente, melhores ofertas para seu imóvel.

Considere ainda que todos estes corretores realizam as mais variadas campanhas e estratégias de marketing, incluindo marketing digital. Seu imóvel, ao ser trabalhado diretamente, estaria deixando de aparecer em todas as redes sociais destes milhares de corretores, sem falar de seus websites e campanhas de email marketing.

Seu imóvel teria uma baixíssima exposição online. Mais de 90% das pessoas pesquisam imóveis primeiro na internet e, portanto, não estar exposto a ela é certamente fatal para o processo de venda de seu imóvel.

Pesquisa realizada em 2022 revelou que cerca de 99% dos compradores de imóveis entre as idades de 24 e 57 anos usaram a internet para pesquisa de imóveis. Entre a geração mais antiga, de 77 a 97 anos, 84% das pessoas utilizaram a internet.

4 – Seu imóvel não será corretamente preparado para o mercado (Home Staging)

Um corretor experiente está familiarizado com o conceito de “Home Staging”, ou seja, preparar o imóvel para venda.

O Staging prevê desde a redecoração dos espaços até a realização de pequenas reformas ou reparos.

Imóveis que passam pelo processo de Staging podem conseguir até 20% mais no valor de venda, além de serem vendidos mais rápidos.

Saiba mais sobre Home Staging neste artigo

Quer conhecer nosso plano estratégico de vendas para seu imóvel na Flórida?

A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida. Caso tenha interesse em conhecer nosso plano estratégico de venda customizado para o seu imóvel, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).

Rate this post