Você sabe o que significa Home Staging? O conceito já é bem consolidado no mercado imobiliário americano e está relacionado a preparar o imóvel para a venda. A tradução ao pé da letra seria “Encenar o lar”. Obviamente que o conceito de Staging é bem mais amplo do que uma simples encenação ou mesmo redecoração do ambiente para a venda. O setor de Home Staging é extremamente profissionalizado nos EUA e envolve preparar o “produto”, que é o imóvel, para o mercado. Neste artigo explicamos em detalhes o processo de Home Staging e mostramos 7 vantagens.

Home Staging: Venda seu imóvel mais rápido e por um preço melhor

1 – Venda mais rápido com Home Staging

Em pesquisa realizada pela associação RESA (Real Estate Staging Association), os resultados mostraram que imóveis que passaram pelo processo de Stating venderam, em média, 73% mais rápido.

O estudo considerou 174 propriedades que estavam no mercado por 156 dias, em média. Após o processo de Home Staging essas propriedades foram vendidas em 42 dias.

A conclusão, segundo o estudo, é que não vale a pena colocar o imóvel a venda para, num segundo momento, contratar os serviços de Home Staging. Proprietários que optarem por fazer o inverso, ou seja, primeiro preparar o imóvel para a venda e depois anunciarem, tendem a vender o imóvel no prazo médio de 42 dias.

Serviços de Home Staging

2 – Venda seu imóvel mais caro

No estudo divulgado pela RESA, 63% dos entrevistados disseram estar propensos a pagar mais por imóveis prontos para morar (move-in ready).

E não pense que os investimentos necessários para deixar um imóvel pronto são altos. É necessário apenas 1% do valor do imóvel em investimentos para que o preço da propriedade aumente em 10%. Estes são dados aproximados. Existem casos em que os imóveis valorizam em até 20%. Tudo dependerá dos serviços de Home Staging contratados.

É natural que os compradores façam ofertas melhores para residências em melhor estado.

Profissional de Home Staging

3 – Facilidade na divulgação e promoção do imóvel

Mais de 90% das pessoas que buscam por um imóvel fazem as pesquisas primeiro na internet para depois visitarem pessoalmente o local. Isso significa que as fotos do seu imóvel devem estar impecáveis no anúncio!

Você pode até pensar em contratar um fotógrafo profissional para as fotos de seu anúncio online. Contudo, de que adiantará fotos profissionais se o espaço a ser fotografado não está preparado? Os serviços de um fotógrafo profissional aliados aos serviços de um profissional de Home Staging potencializam o poder das fotos e dos anúncios na comunicação com o comprador.

Com imagens profissionais de ambientes preparados para a venda o marketing e publicidade do imóvel é potencializado.

4 – Fim das ofertas baixas

O processo de Home Staging também prevê a execução de pequenos reparos na residência. Desta forma, os riscos de receber uma oferta baixa no imóvel por conta de um ou outro defeito são minimizados.

5 – Faça com que o comprador “sinta-se” no novo lar

Pesquisas mostram que dificilmente um comprador conseguirá imaginar-se morando no novo lar caso o imóvel apresentado esteja vazio (sem mobília) ou decorado de forma diferente daquela que representa suas preferências e gostos.

O profissional de Home Staging sabe preparar o imóvel de forma a atender os gostos do público em geral, realçando as qualidades do imóvel e trabalhando os 5 sentidos do comprador. A decoração é sempre feita de forma neutra e de acordo com as preferências do mercado. Tudo para facilitar uma excelente primeira impressão e percepção agradável.

Estudos mostram que as pessoas tomam a decisão de comprar ou não um imóvel nos primeiros 90 segundos que o visitam. É fundamental, portanto, causar uma ótima impressão rápido.

6 – Home Staging facilita o trabalho do corretor

O corretor de imóveis trabalhará a venda do “produto” imóvel lançando mão de seus melhores argumentos de venda e experiência de mercado. Compete ao corretor também trabalhar toda a parte burocrática inerente ao processo de compra e venda. Contudo, o corretor pouco poderá influenciar nas características do “produto”, que é o imóvel.

Já o profissional de Home Staging poderá atuar no nível do produto, facilitando a venda pelo corretor de imóveis.

7 – Diferencie-se

Como diferenciar-se da concorrência? São centenas ou mesmo milhares de imóveis na mesma região. Muitos também estão a venda e concorrendo com o seu. É provável que no seu prédio ou na sua rua tenham outros imóveis a venda. O que fará com o que os potenciais compradores prefiram o seu imóvel ao do vizinho? Preço não é sempre a resposta.

Sabemos que há inúmeros casos de imóveis que permanecem por anos no mercado, mesmo após sucessivas reduções no preço.

O segredo é diferenciar-se! Destaque seu imóvel perante a concorrência. O processo de Home Staging é justamente isso.

O profissional de Home Staging saberá trabalhar seu imóvel para favorecer melhor a luminosidade natural, ajustar detalhes no posicionamento e acessórios para que os ambientes pareçam maiores, torná-lo mais aconchegante, entre outras técnicas.

Por que contratar um profissional de Home Staging

Não pense que você conseguirá conduzir um processo de Home Staging sem a ajuda de um profissional. É o que todos pensam e o que todos fazem. O resultado não é alcançado por dois simples motivos: 1 – Você não tem a experiência para preparar um imóvel para o mercado e 2 – Você dificilmente deixará de ser influenciado pelas suas preferências e conceitos pessoais na hora de remodelar os ambientes.

Suas preferências em relação a cores, texturas, acessórios e mobília não são as mesmas do mercado. É natural que você imprima ao processo suas características pessoais. Um profissional de Home Staging é neutro neste sentido e sabe como preparar seu imóvel para o mercado.

Preferências pessoais em textura, cores e acessórios.

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