Getting your Trinity Audio player ready...

Nos últimos 10 anos a cidade de Miami evoluiu de um destino turístico para um centro financeiro e tecnológico, atraindo mega corporações de outros cantos dos EUA e do mundo. O setor imobiliário, neste cenário, tem contribuído e acompanhado, tornando-se o grande protagonista desta transformação. O tema foi tratado no evento “React 2022 – Miami: A Real Estate and Technology Powerhouse”, na Hollo School of Real Estate (FIU Business), com participação especial do prefeito de Miami, Francis Suarez.

O evento é o segundo já oferecido pela Hollo e contou com mais de 200 participantes. Suarez fez uma retrospectiva dos momentos difíceis que o mundo passou durante a crise do subprime em 2008, afetando diretamente o setor imobiliário. Segundo o prefeito, a crise do subprime foi uma lição valiosa.

Miami: A evolução de um destino turístico para um centro financeiro e tecnológico

“Temos que competir”

Francis Suarez tem grande mérito na transformação de Miami em um centro financeiro e tecnológico. Durante seu mandato fez questão de abrir os braços para o mundo corporativo, transmitindo a mensagem de que Miami é uma cidade business friendly e pronta para ser o novo polo tecnológico dos EUA, com possibilidades reais de desbancar o gigante Vale do Silício.

Vale relembrar o episódio em que Suarez troca mensagens com Elon Musk no Twitter, mostrando seu lado despojado e, ao mesmo tempo, agressivo, no sentido de levar Miami para o “next level”. Com essa postura, a cidade de Miami ostenta o destino que mais cresceu em empregos relacionados ao setor de tecnolgia nos EUA.

“Temos que competir”, disse Suarez. “Nós simplesmente não podemos sentar e esperar sobreviver à competição.”

Em sua palestra o prefeito destacou que nos últimos dois anos Miami recebeu cerca de US$ 2,5 trilhões em ativos realocados vindos de grandes investidores ou corporações do setor financeiro. Alguns exemplos são Blackstone, Citadel e Millennium. A vinda de grandes players do setor financeiro para a cidade fez com que Miami recebesse mais um apelido: “A Nova Wall Street”.

Miami ainda beneficia-se da tributação amigável do estado da Flórida, que não cobra imposto de renda a nível do estado, diferente de outros estados como Nova York e Califórnia.

Miami: Still a Boom or Busty City!

O evento enfatizou a resiliência do setor imobiliário do Sul da Flórida. O período de crise nos últimos dois anos deixou isso claro quando a Flórida chegou a receber mais de 1000 novos moradores por dia nos períodos mais críticos. Tamanho fluxo de pessoas não poderia trazer outra consequência senão uma forte pressão na demanda por residências, especialmente no segmento de single-family homes (casas residenciais unifamiliares).

A diversidade cultural de Miami, os investimentos globais, a mão de obra qualificada vindo de outros estados e os investimentos inteligentes em transporte público (Ex.: Brightline) são alguns dos fatores que fazem de Miami um dos detinos mais desejados do mundo investir ou viver.

Miami: Still a Boom or Busty City!

Criptomoedas e sua relação com o setor imobiliário de Miami

A cidade de Miami também está na vanguarda de transações imobiliárias com criptomoedas, NFTs e tokens.

A revolução veio com o condomínio ARTE Surfside, primeiro empreendimento imobiliário a aceitar Bitcoins como parte do pagamento.

Outro lançamento, o LOFTY Brickell, entrou na onda também, porém de um jeito diferente. O condomínio de luxo com previsão de entrega para 2024, é o primeiro no mundo a presentear cada comprador com um item de arte NFT que faz parte da coleção concebida pelo renomado artista Carlos Betancourt. A coleção digital adquirida pelo condomínio consolida a cidade de Miami como uma das mais tecnológicas do mundo, com o setor imobiliário na vanguarda.

No painel final do dia, especialistas discutiram o papel de liderança que bitcoin, blockchain, criptomoeda, NFTs e tokenização terão nas transações imobiliárias.

O setor imobiliário de Miami, mais uma vez, desempenha um papel protagonista no avanço das criptomoedas em transações globais.

Compra de imóvel à distância

O evento também destacou a participação da tecnologia e os benefícios que ela traz em diversos setores, principalmente para o setor imobiliário.

É possível, por exemplo, comprar um imóvel à distância, o que facilita o investimento por parte de compradores estrangeiros, que não precisam mais se deslocar de seu país de origem para realizar a transação em Miami. Até memo a escritura pode ser passada via zoom ou outro aplicativo. Todos os documentos podem ser assinados de forma digital.

De fato, aqui na imobiliária, não são raras as vendas feitas à distância. Normalmente enviamos as opções por email ou WhatsApp e, havendo interesse, agendamos um conference com vídeo dentro do imóvel escolhido para filmar, ao vivo, todos os ambientes. Caminhamos pelo imóvel mostrando todos os detalhes, em “real time”, junto com o cliente. É como se o cliente estivesse fisicamente presente olhando o apartamento ou casa.

Sobre a AMG International Realty

A AMG International Realty e uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades de investimento na Flórida, entre em contato agora mesmo de bata um papo comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).

Rate this post