Getting your Trinity Audio player ready...

O Furacão Ian atingiu a costa sudoeste da Flórida em 28 de setembro de 2022 e foi o mais desastroso e letal já registrado na história da Flórida. Quando o furacão Ian atingiu a costa sudoeste da Flórida, trouxe ventos de 241 km/h (categoria 4), causando bilhões em prejuízo.

A tempestade começou sua formação no sudeste do Caribe na sexta-feira (23) e evoluiu rapidamente para um furacão de categoria 3, atingindo a ilha de Cuba com ventos de 205 km/h, onde deixou 11,2 milhões de habitantes sem eletricidade na noite de terça-feira.

Imagens de satélite, na época, mostraram que o Ian ganhava intensidade rapidamente, a medida que avançava na direção norte, rumo ao Golfo do México. 8 regiões da Flórida receberam alerta de evacuação.

Se você encontra-se, neste momento, na Flórida ou outras regiões afetadas, procure a orientação das autoridades competentes para saber como proceder. Caso tenha viagem marcada para a Flórida neste período, recomenda-se adiar. Saiba mais neste artigo

Furacões podem ser monitorados

Os furacões são bem diferentes de outros desastres naturais, como um terremoto, por exemplo, que ocorre repentinamente, sem qualquer previsibilidade.

Assim como o furacão Ian, este tipo de tempestade tropical pode ser monitorada desde a sua formação. Elas costumam se formar no oceano do Caribe e vão ganhando força ao longo de dias. Por isso, tenha calma! Quando uma formação de furacão na Flórida é detectada, geralmente você ainda tem dias para se preparar e, se for o caso, abandonar a região.

Neste aspecto, as autoridades americanas são extremamente organizadas e os alertas, orientações e, em casos extremos, procedimentos de evacuação, são muito bem executados.

IMPORTANTE: As informações acima devem ser consideradas em caso de não haver notícias ainda sobre a formação de qualquer tempestade tropical na região. Caso já seja de seu conhecimento formações de ciclones ou tempestades mais fortes com probabilidade de atingir a região de seu destino, recomendamos fortemente cancelar a ida a região e entrar em contato com as autoridades locais para maiores informações.

E o meu imóvel na Flórida? Há como protegê-lo do furacão Ian?

Sim, é perfeitamente possível “preparar” seu imóvel na Flórida para receber tempestades e furacões. As novas construções na Flórida já seguem regras rígidas com tecnologia anti-furacão.

O furacão Ian desviou para a costa oeste

O Ian seguiu na direção norte passando pelo Golfo do México e, em seguida, atingiu a costa oeste da Flórida.

O furacão subiu de categoria 3 para 4, após passar pelas águas quetes do Golfo do México, que serviram de “combustível” para a tempestade.

Furacão Ian: O que você precisa saber
Image genérica – Fonte: Pixabay

Quando é a temporada de furacões na Flórida?

Oficialmente a temporada de furacão na Flórida é nos meses de Junho a Novembro. Os últimos registros mostram que os meses mais impactados são agosto, setembro e outubro. Estes são os meses com maior probabilidade de formação de tempestades e furacões. Não quer dizer que um furacão surja neste período. E, mesmo que haja a formação, não significa que atingirá a costa. Ainda, se um furacão surgir e atingir a costa, muito provavelmente as cidades mais ao centro do continente não serão afetadas (Ex.: Orlando). Isso porque os furacões, na grande maioria das vezes, perdem a força assim que atingem a parte continental.

Neste artigo explicamos em detalhes informações fundamentais que você precisa saber sobre furacões na Flórida: Furacão na Flórida: O que você precisa saber sobre a temporada de furacão nos EUA

Sobre a AMG International Realty

A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades imobiliárias em Miami, Orlando ou região de Tampa, entre em contato agora mesmo de bata um papo comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).

Rate this post