A passagem do furacão Dorian, em 2019, o mais forte já registrado, gerou muitas dúvidas e trouxe muito medo à população dos Estados Unidos, especialmente no estado da Flórida. O Dorian perdeu força ao se aproximar da costa dos Estados Unidos e os impactos para o estado da Flórida foram mínimos. Neste post explicaremos em detalhes sobre a temporada de furacão na Flórida e como funcionam os procedimentos de segurança nos Estados Unidos quando surgem os alertas de tempestades mais fortes.

Calma! A chegada de um furacão na Flórida é detectada com antecedência

Os furacões são bem diferentes de outros desastres naturais, como um terremoto, por exemplo, que ocorre repentinamente, sem qualquer previsibilidade. Os furacões podem ser monitorados desde a sua formação. Geralmente eles se formam no oceano do Caribe, como uma tempestade, e vão ganhando força ao longo de dias. Por isso, tenha calma! Quando uma formação de furacão na Flórida é detectada, geralmente você ainda tem dias para se preparar e, se for o caso, deixar a região. Nesse ponto as autoridades americanas são muito bem organizadas e os alertas, orientações e, em casos extremos, procedimentos de evacuação, são muito bem executados.

Furacão na Flórida

O serviço de meteorologia dos Estados Unidos responsável pelo monitoramento de tempestades e furacões é o National Hurricane Center (NHC), localizado em Miami, na Florida International University. O centro possui tecnologia extremamente avançada e pode detectar a formação de ciclones tropicais com aproximadamente 10 dias de antecedência.

O National Hurricane Center (NHC) é um componente dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental (NCEP), localizados na Florida International University, em Miami, Flórida. A missão do NHC é salvar vidas, mitigar a perda de propriedades e melhorar a eficiência econômica, emitindo os melhores alertas, informações, previsões e análises de clima tropical perigoso e aumentando a compreensão desses perigos. A visão do NHC é ser a voz calma, clara e confiável dos Estados Unidos monitorando a tempestade e, com seus parceiros, permitir que as comunidades estejam a salvo de ameaças climáticas tropicais.

Quando é a temporada de furacão na Flórida?

Oficialmente a temporada de furacão na Flórida é nos meses de Junho a Novembro. Os últimos registros mostram que os meses mais impactados são agosto, setembro e outubro. Esses são os meses com maior probabilidade de formação de tempestades e furacões. Não quer dizer que um furacão surja neste período. E, mesmo que haja a formação, não significa que atingirá a costa. Ainda, se um furacão surgir e atingir a costa, muito provavelmente as cidades mais ao centro do continente não serão afetadas (Ex.: Orlando). Isso porque os furacões, na grande maioria das vezes, perdem a força assim que atingem a parte continental.

IMPORTANTE: As informações acima devem ser consideradas em caso de não haver notícias ainda sobre a formação de qualquer tempestade tropical na região. Caso já seja de seu conhecimento formações de ciclones ou tempestades mais fortes com probabilidade de atingir a região de seu destino, recomendamos fortemente cancelar a ida a região e entrar em contato com as autoridades locais para maiores informações.

Temporada de furacão em Miami

A cidade de Orlando é mais protegida

A cidade de Orlando, que recebe mais de 75 milhões de pessoas todos os anos, é mais protegida que Miami, no que diz respeito à furacões. Isso porque Orlando está localizada bem no centro do continente. É muito difícil um furacão manter sua força após chegar à costa e percorrer todo o longo caminho até Orlando. As chances são mínimas. Considerando ainda que a tempestade siga nessa trajetória.

Não foi a toa que Walt Disney escolheu a região de Orlando para construir seus parques. Uma das razões foi a distância da costa da Flórida.

A cidade de Orlando, por estar na parte central da Flórida, é uma das regiões mais protegidas de furacões. Os ciclones, ao atingirem a costa (landfall) perde força ao mover-se sobre a terra. É muito pouco provável que o furacão permaneça com força até chegar ao centro do estado, caso seja esta sua trajetória.

Landfall e o “olho do furacão”

Aqui vai uma breve explicação sobre alguns termos e conceitos de metereologia que cercam esse tema de furacões na Flórida.

Landfall

O termo “Landfall”, que poderia ser traduzido como “cair na terra” ou “chegar na terra”, é o exato momento em que o furacão chega na parte continental, ou seja, vem se aproximando pelas águas do oceano e atinge a costa. As áreas atingidas pelo landfall são as mais afetadas, já que recebem toda a força do furacão vindo do mar. Após o choque com a terra, o ciclone tende a perder força, na medida que move-se sobre o continente.

É por isso que, quase sempre, as regiões mais afetadas são ilhas do Caribe e cidades costeiras da Flórida, como Miami, Fort Lauderdale, Palm Beach e outros.

É muito comum o furacão aproximar-se da costa e não atingí-la, seguindo via mar para o sul da Flórida, onde pode atingir cidades mais ao norte ou, simplesmente, perder força e desaparecer.

Olho do furacão

Outro termo muito comum é o chamado “olho do furacão”. Trata-se do centro do ciclone e parece mesmo um olho, já que o furacão, no seu centro, é vazio. Em fotos tiradas do satélite é possível identificar claramente o “olho do furacão”. Geralmente a foto mostra um redemoinho de nuvens brancas e ao centro um círculo vazio.

Foto satélite de um furacão onde é possível ver o olho do furacão
Foto de satélite tirada de um furacão no oceano mostra, ao centro, o chamado “olho do furacão”

Mais uma vez lembramos: Caso esteja na Flórida ou em regiões susceptíveis a passagem de furacões, fique atento aos alertas e siga sempre as orientações das autoridades locais.

Novos prédios na Flórida construídos com tecnologia anti-furacão

A maioria dos novos condomínios na Flórida frente para o mar já estão sendo entregues com tecnologia anti-furacão. O mais famoso e que ganhou as manchetes nos noticiários durante a passagem do furacão Dorian em 2019 é o Porsche Design Tower. O condomínio foi erguido com sólidas estruturas de concreto e janelas anti-impacto. O condomínio, apesar de não ter sido construído com este propósito, tornou-se um dos mais seguros abrigos anti-furacão não só para humanos, mas também para os carros dos proprietários. O Porsche Design Tower permite ao proprietário estacionar dentro da unidade (nas alturas), protegidos das inundações das partes inferiores da construção e dos fortes ventos, já que as fortes janelas do chão ao teto em cada andar são verdadeiros escudos anti tempestades.

Tecnologia anti-furacão no Porsche Design Tower
Condomínio de luxo Porsche Design Tower, frente para o mar em Sunny Isles Beach. Proprietários podem estacionar o carro dentro do apartamento e protegidos dos ventos dos furacões.

Quer investir em imóveis com tecnologia anti-furacão na Flórida?

A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades imobiliárias na Flórida com tecnologia anti-furacão, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +1 (305) 318 6968 (Heloisa Arazi).

Rate this post