Comprar imóveis no exterior é uma das melhores estratégias de diversificação de portfolio. Um imóvel no exterior, em um pais com economia sólida, é uma reserva sólida e traz segurança em momentos de instabilidade políticas e econômicas, como o que estamos vivendo hoje no Brasil. O imóvel é um bem tangível, ao contrário de aplicações teóricas ou extremamente voláteis, como o mercado de criptomoedas ou ações. Ao mesmo tempo, investir em imóveis no exterior proporciona crescimento do patrimônio e alto retorno sobre o investimento.
Neste artigo explicaremos 7 razões por que você deve investir em imóveis no exterior hoje, bem como estratégias para alvancar seu investimento em setores imobiliários específicos, como o de Miami e Orlando.
O atual cenário econônomico
O novo governo brasileiro conseguiu reverter parte da desconfiança inicial do mercado. Houve queda da inflação e as projeções de crescimento do PIB melhoraram. Contudo, ainda há muitas incertezas e riscos. A busca e manutenção do equilíbrio fiscal, bem como o controle da inflação ainda são grandes desafios para a equipe econômica, que trabalha para diminuir a alta taxa de juros hoje vigente no país.
Mesmo com a leve melhora dos indicadores, a nova projeção de crescimento do PIB ainda representa uma desaceleração em relação a 2022. A estimativa oficial de alta do PIB é de 2,5% em 2023, frente a 2,9% de crescimento em 2022. Vale lembrar que o mercado trabalha com indicadores diferentes do governo e estima alta do PIB de apenas 2,24%.
O crescimento esperado é, em grande parte, devido ao setor agropecuário, responsável por 40% do crescimento da economia. Para os demais setores produtivos do país a expectativa é de desaceleração por conta das altas taxas de juros e também retração da economia global.
Retração Global
A economia global também não se encontra em situação favorável, enfrentando inúmeros obstáculos, como inflação, crises geopolíticas, crise energética e também alimentar.
A China permanece sendo o centro das atenções, já que sua economia é considerada o motor do crescimento global. Sozinha, a gigante chinesa é responsável por quase um terço do crescimento de toda a economia mundial. Apesar de trazer números positivos para o primeiro semestre de 2023, a China ainda não convenceu o mercado internacional que retomará o mesmo ritmo pré-pandêmico. A propensão para o consumo diminuiu, o que alerta para a possibilidade de deflação. Além disso, um dos grandes fatores de crescimento da economia chinesa nas últimas décadas foi a migração da população do campo para as cidades, juntamente com a industrialização. Este processo de urbanização vem sofrendo controles por parte das autoridades.
Já nos EUA, o viés de alta das taxas de juros permanece. A recente alta do PIB, que poderia ser uma boa notícia, mostrou que a política monetária contracionista americana não está fazendo efeito. O receio ainda é a inflação, que poderia não estar controlada. A manutenção de taxas altas de juros não é uma situação muito bem vinda pelo mercado.
No mês passado, o Banco Mundial cortou sua previsão de crescimento econômico global em 2024 para 2,4%, ante 2,7% antes, citando o aperto monetário global.
Diante de um cenário instável tanto internamente como globalmente, é fundamental adotar estratégias de investimento que tragam proteção ao patrimônio. Neste contexto, comprar imóveis em economias sólidas como os EUA, por exemplo, é altamente recomendável.
A compra de um imóvel no exterior não só traz proteção ao patrimônio como também pode trazer excelentes retornos. Abaixo seguem 7 razões por que comprar um imóvel no exterior hoje é uma boa estratégia:
1 – Propriedades no Exterior trazem diversificação e redução de riscos
Ao adquirir uma propriedade no exterior, o investidor está efetivamente diversificando seu risco financeiro.
Ao diversificar para além das fronteiras nacionais, o investidor reduz sua exposição a possíveis crises ou instabilidades políticas e econômicas que afetem exclusivamente o seu mercado doméstico.
2 – Imóveis no exterior traem proteção contra desvalorização da moeda local
Ao comprar uma propriedade no exterior você estará protegendo seu patrimônio contra a desvalorização da moeda local.
Muitos países da América Latina, incluindo o Brasil, possuem histórico de inflação elevada ou instabilidade econômica, com consequente perda do valor da moeda a longo prazo.
Investir em propriedades nos Estados Unidos ou em outra economia sólida, como países da zona do Euro, por exemplo, é uma forma de atrelar parte do patrimônio a uma moeda forte.
Veja também: 4 motivos para você dolarizar agora seu patrimônio
3 – Segundo lar no exterior
Além de ser um excelente investimento, a propriedade no exterior pode ser também um segundo lar, ou mesmo um plano de moradia futura, caso exista a intenção de morar no exterior no futuro.
Imagine poder passar as férias, ou qualquer outro período do ano, em cidades como Miami, Orlando, Lisboa ou Dubai sem precisar pagar despesas de hotel? Use nas férias e alugue o restante do ano!
Ter uma residência no destino de férias também possibilita maior imersão na cultura local, trazendo uma experiência internacional única.
4 – Propriedades no exterior geram renda
Além de ser uma segunda residência, alugar sua propriedade no exterior para visitantes de curto ou longo prazo cria fluxo de caixa que pode ser usado para cobrir os custos da propriedade e ainda gerar renda em moeda forte.
Em destinos turísticos, como as cidades de Orlando e Miami, nos EUA, o ROI (retorno sobre o investimento) pode chegar facilmente aos 10% ao ano. Clique aqui para saber como calcular o ROI de uma propriedade em Miami.
5 – Possibilidade de financiar a juros baixos
O investidor estrangeiro pode financiar a compra da propriedade a juros baixos, dependendo do destino. Nos EUA e Europa, por exemplo, a taxa de juros é consideravelmente menor do que aquela praticada em países da América Latina. Os prazos de pagamento também são longos.
Na Flórida é possível financiar por meio de bancos locais a juros baixos e com prazos de até 30 anos. Basta comprovar renda no país de origem. O processo é pouco burocrático e costuma demorar entre 45 e 60 dias para ter a aprovação. Saiba tudo sobre financiamento de imóveis na Flórida.
6 – Alavancagem do patrimônio
Você já ouviu falar na “Alavancagem Imobiliária”?
O conceito de “alavancagem de investimento” é familiar para muitos investidores experientes. Essa prática envolve a utilização de empréstimos ou recursos de terceiros para aumentar o tamanho de um investimento. Dessa forma, o investidor amplifica os ganhos potenciais, em vez de depender exclusivamente de seus próprios recursos.
A alavancagem imobiliária nada mais é do que uma estratégia financeira que envolve o uso de empréstimos ou financiamentos para adquirir um imóvel. Essa prática permite que os investidores utilizem uma pequena parte do seu próprio capital e financiem o restante por meio de linhas de crédito bancários.
Ao utilizar a alavancagem imobiliária, o investidor pode comprar um imóvel de maior valor do que seria possível somente com seus próprios recursos. Isso aumenta o potencial de retorno do investimento, pois os ganhos são calculados com base no valor total do imóvel, mesmo que apenas uma parte tenha sido financiada pelo investidor.
No caso de imóveis comprados com finalidade de gerar renda com aluguel, a alavancagem traz um outro benefício! A renda com o aluguel pode fazer frente à parcela do financiamento. Em muitos casos ela quita totalmente a parcela e ainda gera excedente (lucro). Entenda tudo sobre a alavancagem imobiliária neste artigo
7 – Propriedades no exterior podem oferecer benefícios de residência
Fiz questão de inserir este tópico para esclarecer a dúvida de muitos clientes, amigos e seguidores!
De fato, a compra de imóveis no exterior, em determinados países, traz a possibilidade de obter residência ou mesmo cidadania. Não é o caso dos Estados Unidos.
Os chamados Golden Visas, ou vistos gold, são programas que concedem a residência a investidores estrangeiros, caso realizem um investimento acima de determinado valor, entre outros requisitos. O mais popular é o Golden Visa de Portugal, recentemente revisado pelas autoridades portuguesas.
No Estados Unidos a simples compra de um imóvel não traz benefícios imigratórios. Os EUA oferecem um visto investidor, conhecido como Visto EB-5, porém requer que o investimento seja feito em um negócio que gere vagas de emprego. Saiba mais sobre o Visto EB-5.
Sobre a AMG International Realty
A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre imóveis no exterior, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).