Getting your Trinity Audio player ready...

O mercado imobiliário, em qualquer região, passa por ciclos. No começo e final de cada ciclo geralmente são observados desequilíbrios, os quais trazem oportunidades. Neste momento, entendemos que o mercado imobiliário da Flórida está ingressando em um um micro-ciclo, que pode significar um momento único e oportuno para investidores.

Este micro-ciclo tem início em um contexto de alta demanda por imóveis na Flórida e, do lado da oferta, baixíssimo inventário. Esta situação de desequilíbrio já vem se estendendo há aproximadamente 3 anos, pressionando os preços dos imóveis para cima. Alguns fatores recentes, no entanto, tentam trazer o mercado para a linha do equilíbro. É neste contexto, que entendemos ser momentaneo, que inicia-se um micro-ciclo no mercado imobiliário da Flórida.

Neste artigo detalhamos 5 motivos por que entendemos que agora pode ser um excelente momento para comprar um imóvel na Flórida.

5 motivos para comprar agora imóveis na Flórida

1 – Um dos maiores potenciais de valorização do mundo

Miami permanece entre os melhores destinos para investimento no setor imobiliário de luxo em 2023, segundo projeções recentes divulgadas no relatório Knight Frank. De acordo com os estudos, o mercado imobiliário de Miami terá 5% de valorização esperada no segmento luxo, mesmo com o recente aumento das taxas de juros e consequente aumento no inventário de imóveis disponíveis para venda.

2 – Flórida é um dos estados que mais crescem nos EUA

Flórida ganhará cerca de 3,2 milhões de novos residentes até 2030, segundo a Florida Apartment Association (FAA). Isso ocorre após uma década de crescimento recorde – entre 2010 e 2020, a Flórida cresceu 15% (2,7 milhões de pessoas), ocupando o segundo lugar em todo o território americano.

A FAA, com base no número de novos residentes que o “Sunshine State” receberá, projeta que serão necessárias 570 mil novas residências para fazer frente a toda esta demanda, até 2030.

Tamanho fluxo de novos residentes aumenta a demanda por imóveis, colocando pressão nos preços, o que significa ótimo potencial de valorização para quem comprar agora.

3 – Construtoras não conseguirão acompanhar demanda

O fluxo de novos residentes, mencionado no tópico anterior, impacta positivamente o potencial de valorização na ponta da demanda. Do lado da oferta, a Flórida provavelmente não conseguirá fazer frente e o desequilíbrio aumentará, uma vez que o inventário de casas residenciais já é baixo.

Por mais que as construtoras acelerem seus projetos, não há nada que indique que consigam fazer frente à crescente demanda. Na última década o estado da Flórida construiu apenas 950 mil novas unidades, contra 1,62 milhão nos anos 2000 e 1,26 milhão nos anos 90. A década de 2020 precisaria bater todos os recordes.

Ocorre que estamos em um contexto global pós-pandemia e de guerra na Ucrânia. As cadeias de produção ainda permanecem desorganizadas, com falta de material e mão-de-obra qualificada. Além disso, um novo projeto residencial pode levar até 6 anos para ser entregue, desde as aprovações junto às autoridades locais, até construção e entrega das chaves.

4 – Mercado desacelerou momentaneamente – É hora de entrar

A demanda alta e inventário baixo não são novidades no mercado imobiliário da Flórida, que já enfrenta um enorme desequilíbro nos últimos anos.

Ocorre que, recentemente, o Banco Central Americano (FED) foi obrigado a aumentar as taxas de juros, para poder controlar a escalada inflacionária. Os juros mais altos tornaram as hipotecas onerosas e a demanda por imóveis sentiu uma pequena desaceleração.

Agora pode ser, portanto, um momento interessante para “entrar” no mercado, aproveitando a desaceleração momentanea na alta dos preços.

Entendemos que o FED não manterá o viés de alta dos juros americanos por muito tempo. Assim que a inflação estiver controlada, os juros podem cair e, com isso, o mercado imobiliário será novamente estimulado.

5 – Proteção do patrimônio

Para os brasileiros, em especial, agora também é um bom momento para comprar um imóvel na Flórida e dolarizar parte do patrimônio. O futuro do Brasil é incerto, com a troca de governo e todas as incertezas políticas e econômicas que a acompanham.

Comprar um imóvel na Flórida, além de ser um sólido investimento em moeda forte também desvinculará seu patrimônio das incertezas do Brasil.

Sobre a AMG International Realty

A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Para saber mais sobre as oportunidades imobiliárias em Miami, Orlando e região de Tampa, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhastsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).

Rate this post