Getting your Trinity Audio player ready...

Se você está pensando em vender sua casa na Flórida, provavelmente está se perguntando qual é a melhor época do ano para colocá-la no mercado. Na maioria das regiões dos Estados Unidos, o mês escolhido para vender pode fazer uma diferença considerável tanto na velocidade de venda como também no preço do imóvel. Felizmente, na Flórida é diferente.

Melhor época do ano para vender um imóvel na Flórida

Enquanto na maioria das regiões dos Estados Unidos o inverno rigoroso pode impactar consideravelmente o mercado imobiliário local, já que as pessoas evitam sair às ruas e visitar imóveis quando está muito frio, esta não é a realidade da Flórida.

Na Flórida o mercado é dinâmico praticamente o ano todo!

Aqui na AMG Realty, por exemplo, quando recebemos um imóvel para trabalhar a venda, a propriedade é vendida entre 60 e 90 dias, independente do mês do ano que iniciamos a divulgação.

É claro que temos um método especial de venda, aprimorado durante os mais de 20 anos que atuamos no mercado, além de uma grande exposição online e off-line. Tudo isso agiliza o processo e otimiza o preço de venda, fazendo com que a época do ano não tenha uma influência tão grande em nossa estratégia.

Contudo, é claro, sempre há uma diferença na demanda e no dinamismo do mercado dependendo da época do ano.

Continue lendo para entender se o mês do ano deve impactar sua decisão de quando colocar seu imóvel a venda na Flórida.

Por que no restante dos EUA os meses mais quentes são melhores

Há um consenso no mercado de que as estações mais quentes do ano (primavera e verão) são as melhores épocas para vender um imóvel nos EUA.

Na maioria dos estados americanos, estudos mostram que imóveis colocados à venda nos meses de março, abril e maio são vendidos mais rápido e mais caros do que nos outros meses do ano.

São vários os motivos que contribuem para esta tendência:

  • O clima agradável da primavera motiva compradores a sair de casa, passear e aproveitar para visitar os imóveis;
  • Primavera é a estação das flores! As ruas estão mais verdes e floridas, bem como os jardins e gramados das casas. Tudo está mais bonito e colorido, o que traz aos imóveis um apelo mais interessante;
  • Na primavera os dias são mais claros e ensolarados. As casas estão cheias de luz natural o que traz uma sensação visual mais acolhedor e amplo dos vários ambientes da casa;
  • Muitos compradores pensam em se mudar na primavera para logo se estabelecerem e poderem aproveitar o verão em família, antes do novo ano escolar (explicamos melhor no próximo tópico).

O verão traz a maioria das vantagens listadas acima, sendo também uma época interesante para vender o imóvel.

A influência do período escolar no mercado imobiliário

Estatísticas mostram que a média de vezes que um americano muda de casa durante a vida é de 11,7 vezes. É praticamente o dobro de vezes se comparado com a média de um brasileiro.

Neste processo de mudança, o período escolar tem um grande impacto no mercado imobiliário.

Considerando que o ano letivo nos Estados Unidos tem início em agosto, as famílias em processo de mudança preferem já estar instaladas no novo endereço antes do verão, desta forma conseguem definir com antecedência qual escola seus filhos estudarão e, desta forma, podem realizar a matrícula dentro do prazo.

Veja também: Como funcionam as escolas em Miami para estrangeiros

Por que a Flórida não segue a mesma tendência dos demais estados americanos

Na Flórida, obviamente, o período escolar também exerce influência na decisão de quando se mudar. Contudo, é sempre “alta temporada” para o mercado imobiliário. Explico por quê!

No inverno, enquanto o restante dos EUA está menos movimentado, é alta temporada na Flórida. Os chamados “snowbirds”, apelido dado às pessoas que fogem do inverno rigoroso do norte para os estados do Sul, chegam aos milhares para passar longas temporadas e aproveitar as temperaturas agradáveis do “Sunshine State”.

Esse movimento no inverno americano do Norte para o Sul mantem o mercado imobiliário aquecido.

Nas estações mais quentes, pelos motivos já citados, o mercado imobiliário da Flórida também acompanha a tendência e mantem-se aquecido.

Vale destacar que o estado da Flórida é um dos mais desejados do mundo para investidores globais, o que tem alimentado um altíssimo potencial de valorização. O resultado é que a Flórida chegou a ultrapassar Nova York e é o segundo mercado imobiliário mais valioso dos EUA.

O processo de “Pre-Listing”

Mesmo que um mês tenha alguma vantagem em relação a outro, a decisão de colocar um imóvel a venda nunca é “do dia para a noite”.

Há um processo de “pre-listing” (pré-listagem) que pode demorar semanas ou meses, a depender do imóvel e das características.

Na AMG Realty sempre desenvolvemos, junto ao proprietário, um trabalho de marketing que antecede a listagem. Esse processo envolve ações como: avaliação a mercado, produção de fotos profissionais, vídeos com drone, website exclusivo para o imóvel, home staging (preparação do imóvel para venda), Produção de 3D Tour, entre outras ações estratégicas. Clique aqui para conhecer nosso método exclusivo de vendas na Flórida

Contudo, alguma diferença sempre existe. Se você possui um imóvel na Flórida e pensa em vendê-lo, é importante entender o comportamento do mercado ao longo do ano.

Razões para vender seu imóvel agora

Baixo Estoques: O setor de construção de novas casas está enfrentando dificuldades. Portanto, as vendas de casas existentes aumentaram. Isso torna 2023 um momento excelente para vender sua casa antes que uma recessão ocorra.

Altos Preços: Os preços das casas em algumas cidades da Flórida, como Ormond Beach, Daytona Beach e Winter Park, estão aumentando em mais de 30%. Portanto, se você possui uma casa nessas regiões, 2023 pode ser um bom momento para alugar ou vender sua casa.

Aumento de Ofertas em Dinheiro: As vendas de casas à vista aumentaram nos últimos anos e continuam sendo uma opção de investimento popular. Compradores em dinheiro estão ansiosos para adquirir e revender casas.

Razões para não vender seu imóvel agora

  • Adquiriu recentemente uma casa: Não faz sentido vender uma casa nova imediatamente. Adquira patrimônio imobiliário em vez disso.
  • Possui uma propriedade em situação difícil: Se você tem uma propriedade em situação difícil, pode investir em reparos e exigir um preço de venda mais alto posteriormente. A menos que você queira vendê-la no estado atual.
  • Está preso em uma taxa de juros fixa do financiamento imobiliário: Se você está entre os 62% dos proprietários que conseguiram uma taxa de juros abaixo de 4%, provavelmente é prudente permanecer onde está. Você precisará se adaptar à nova tendência de taxas de juros de 6% a 7%.

Cuidados ao vender um imóvel na Flórida

Existem alguns cuidados fundamentais que você deve ter ao vender seu imóvel na Flórida. Eu criei um arigo com os erros mais comuns e que podem ser desastrosos na hora de vender. Clique aqui para acessar

A venda de um imóvel exige um plano de vendas exclusivo para o seu imóvel. Cada imóvel possui características únicas que merecem atenção no momento da venda. Portanto, se já é seu objetivo vender seu imóvel na Flórida, procure desde já um(a) corretor(a) de confiança e compartilhe sua intenção com ele(a).

Está em dúvida se agora é um bom momento para vender seu imóvel na Flórida?

A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Se você pensa em vender seu imóvel na Flórida, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).

Rate this post