Getting your Trinity Audio player ready...
|
Apesar da política de juros restritiva por parte do Banco Central Americano (FED), o preço médio dos imóveis no Sul da Flórida permanece com tendência de alta. O mês de outubro registrou crescimento anual de dois digitos, confirmando que o desequilibrio entre oferta e demanda continuará por um bom tempo, mantendo o mercado na categoria “seller” (favorável para vendedores).
As chamadas single-family homes, ou seja, casa residenciais unifamiliares nos dois principais condados (Miami-Dade e Broward) subiram 17% no mês de outubro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo relatório divulgado pela Miami Realtors Association.
O preço médio de venda de Miami-Dade em outubro foi de $ 575 mil para residências unifamiliares. Já para o condado de Broward, o preço-médio ficou em $ 540 mil, o que representa um aumento de 10% em relaçã a outubro passado.
De modo geral, o mercado imobiliário vem “esfriando” em todo território americano. O Sul da Flórida, no entanto, para alguns segmentos, permanece aquecido. O inventário baixo e a crescente demanda por parte de novos moradores vindos de outros estados são os principais fatores.
Ao mesmo tempo, as construtoras tem dificuldade em fazer frente à grande demanda. Os motivos são vários, desde falta de áreas livres para construção, como carência de mão-de-obra e materiais. Este cenário, que era crítico em 2021, já melhorou consideravelmente e as perspectivas para novas construções na Flórida são otimistas. Contudo, mesmo em uma situação de alto número de novas construções, um projeto pode demorar até 6 anos para ser entregue ao comprador.
Outro fator que retarda a volta a normalidade do mercado na Flórida é alto número de novos compradores dispostos a pgar caro por um imóvel. São pessoas que vendem suas casas em regiões caríssimas no norte dos EUA (Ex.: Manhattan) e se importam de pagar “cash” (à vista) ou mesmo fazer ofertas acima do preço anunciado.
Tal atitude, no pico da crise, levou a uma situação inusitada na Flórida, que foi batizada pelo mercado de “Bidding War” (Guerra de Propostas). Uma única casa chegava a receber até 6 propostas ao mesmo tempo.
Aumento de inventário não impede alta do preço
O aumento dos juros fez com que o inventário de imóveis a venda no mercado aumentasse, o que mostra sinais de volta à normalidade. Contudo, mesmo com aumentos significativos de inventário nos últimos meses, o mercado continua “seller” (favorável para vendedores).
No condado de Miami-Dade, o estoque de casas antigiu em outubro o índice de 3,7, o maior em 12 meses. Para o condado de Broward, este indicador foi ainda maior, de 3,8, o melhor em 2022. Contudo, um mercado equilibrado exige que indicador fique entre 5 e 7 meses de estoque.
Especialistas alertam que a alta permanecerá durante todo o ano de 2023.
Sobre a AMG International Realty
A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida. Caso tenha interesse em saber mais sobre as oportunidades de investimento no sul da Flórida, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).