O mercado imobiliário está evoluindo e sofrendo profundas transformações. Aumenta cada vez mais o número de pessoas que preferem morar de aluguel a comprar a casa própria. A tendência ganha força entre a nova geração de millenials e desperta nos investidores um novo interesse: investir em imóveis para obter renda com aluguel.
Aplicar em imóveis para obter renda com aluguel, quer seja para temporada, moradores fixos ou dentro do conceito Multifamily, parece ser uma ótima opção de investimento.
Evolução do setor imobiliário
Os millenials já chegam como uma geração endividada e com pouco poder aquisitivo para fazer frente aos pesados custos de financiamento. Além disso, o sonho da casa própria já não é tão atrativo assim. Ao contrário, passa a ser uma âncora para esta nova geração que quer flexibilidade, mobilidade e, acima de tudo, liberdade para ir e vir e experimentar novas oportunidades, quem sabe em outras cidades ou países.
Com o número de pessoas morando de aluguel aumentando e a tecnologia cada vez mais presente, o setor imobiliário passa a sofrer forte pressão por mudanças nos trâmites e contratos. Surge a necessidade de contratos mais práticos e digitais. Da mesma forma, os pagamentos passam a ser feitos via cartão de crédito. Já é assim nas plataformas online de aluguel por temporada. Não demorará para que os contratos mais longos (moradores fixos) adotem as mesmas posturas. A tendência é que esta digitalização e desburocratização do aluguel passe a fazer parte da realidade do setor imobiliário como um todo.