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A Disney é uma das grandes organizações que escolheu a Flórida para migrar parte de suas divisões. Nos últimos dois anos, a Flórida tem atraído de maneira mais expressiva empresas de todos os cantos dos EUA. O principal motivo é que o “Sunshine Estate” é percebido no mundo corporativo americano como mais “business friendly” e receptivo a negócios. Com o enorme fluxo de novos funcionários, sócios e colaboradores em busca de moradia na região, o mercado imobiliário da Flórida, que já está aquecido e com baixo inventário, vivencia uma situação de total desequilíbrio e pressão nos preços. Só o Grupo Disney será responsável pela migração de mais de 2000 funcionários para a região central da Flórida, mas especificamente a comunidade planejada de Lake Nona.
Ambiente Business Friendly na Flórida
O anúncio oficial do grupo Disney foi feito em julho deste ano, onde comunicou que cerca de 2000 funcionários seriam transferidos da Califórnia para a Flórida. No anúncio o Grupo destaca o ambiente “business friendly” do estado da Flórida. A Flórida não cobra de seus contribuintes Imposto de Renda Estadual.
O Grupo Disney criou sua sede na Flórida em um campus na comunidade de Lake Nona, onde diversas outras empresas também estão sediando suas divisões.
Baixo inventário de casas single-family
A Flórida central, onde a comunidade de Lake Nona encontra-se, está passando por uma situação inédita de desequilíbrio entre oferta e demanda. Nos últimos anos, diversos moradores de outros estados migraram para a Flórida, em busca de casas mais amplas e com área externa espaçosa. A fuga de grandes centros metropolitanos, como NY por exemplo, para áreas suburbanas e com menor densidade demográfica na Flórida, fez com que o “Sunshine Estate” experimentasse um fluxo de quase 1000 novos moradores por dia.
Tamanho número de novos moradores exerceu uma pressão impressionante na demanda por imóveis, especialmente no segmento de single family homes (casas residenciais não geminadas). Com a queda nas atividades de construção, a consequência não poderia ser outra. Forte demanda com baixo inventário fez os preços explodirem.
“Imagine um grupo do tamanho da Disney, com 2 mil funcionários procurando por casas em uma mesma região, é muito difícil encontrar a casa ideal”, explica Marilu Drummond, diretora comercial do grupo AMG Realty, imobiliária na Flórida. “Não são apenas os funcionários. Há também parentes próximos que provavelmente os acompanharão”, complementa.
Californianos são atraídos pelos preços mais atrativos na Flórida
A pressão nos preços não é decorrente apenas da demanda maior. Californianos podem pagar mais pelas casas, que são consideravelmente mais baratas na Flórida em comparação ao preço médio nos estados de origem. O mesmo acontece em relação aos Nova-iorquinos. “O preço médio na Flórida está por volta de US$ 920 mil, enquanto que na região central da Flórida, pouco menos de US$ 350 mil”, explica Marilu.
Além disso, como são funcionários sendo realocados dentro de um contexto na corporação que trabalham, é natural que existam ainda incentivos por parte dos empregadores com auxílio moradia entre outros.
O valor é tão destoante que muitos compradores da Califórnia preferem pagar “cash” (à vista) do que financiar. É uma grande vantagem para o novo comprador, que sai na frente da disputa pela propriedade. Atualmente, na região central da Flórida, uma mesma casa está sendo disputada por até 5 pessoas.
Somente neste ano de 2021 os preços na região central da Flórida, no entorno de Orlando, valorizaram mais de 18%.
Sobre a AMG International Realty
A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre o mercado imobiliário da Flórida e conhecer as oportunidades de investimento na região, entre em contato e converse agora mesmo comigo por WhatsApp: +1 (305) 318 6968 (Heloisa Arazi).