Com a crise desencadeada pela pandemia, algumas áreas de Miami estão enfrentando um movimento crescente de revenda no segmento de imóveis de altíssimo-padrão. É o caso de Sunny Isles Beach, uma ilha ao norte de Miami, que abriga alguns dos condomínios mais luxuosos do mundo. Com os proprietários colocando a venda seus apartamentos recém-comprados, as construtoras passaram a enfrentar uma competição com os próprios clientes, já que ainda possuem unidades não vendidas desde o lançamento.

Condomínios de Luxo em regiões como Sunny Isles Beach percebem movimento crescente de revenda

Gil Dezer, dono da Dezer Developments, em entrevista ao jornal Miami Herald, disse estar concorrendo com os próprios compradores há cerca de dois anos. Dezer é responsável pelos principais lançamentos de luxo em Sunny Isles Beach. Com profundo conhecimento sobre o mercado de luxo, Dezer não pretende baixar os preços. Preferer esperar!

Assim como Dezer, outras construtoras do setor também entendem que o momento é para ter paciência. “É claro que, durante a pandemia, muitas pessoas perderam o emprego ou precisaram fechar seus negócios. Vender o apartamento recém-comprado, mesmo que a um preço menor do que pagou, é a única solução para muitas pessoas que precisam desesperadamente de dinheiro agora”, diz Carlos Barros, consultor de investimentos internacionais no Brasil e parceiro da AMG Realty em Miami. Carlos entende que são vendas pontuais, de exceção. “Assim que essas unidades forem vendidas e deixarem o mercado, os preços tendem a voltar”, complementa.

É o que acontece com alguns condomínios alto-padrão frente para o mar em Sunny Isles Beach. 3 unidades na na torre Porsche Design Tower foram colocadas a venda no mercado, de repente, com preços consideravelmente depreciados. Investidores experientes sabem que estes preços não refletem o mercado. “Manter o preço de venda nos patamares normais de mercado ajuda a vender as unidades depreciadas mais rápido e, com isso, removê-las da lista de venda”, recomenda Carlos. “Basta ter paciência que logo a pandemia passa, as unidades mais baratas saem do mercado e os preços voltam”, sugere.

Porsche Design Tower Penthouse
Cobertura no condomínio de luxo Porsche Design Tower, em Sunny Isles Beach

Fisher Island, famosa por ser um dos CEPs mais ricos do mundo, enfrenta a mesma situação. O último condomínio entregue na ilha, o Palazzo della Luna, oferece unidades com preços 40% menores do que a oferta inicial.

Construtoras cogitam implementar período de bloqueio

Situações como esta do coronavírus podem impactar permanentemente o mercado imobiliário. É provável que as construtoras optem por projetos com um número menor de unidades. Com isso, em épocas de crise, não ficam com um inventário tão alto para escoar. Além disso, cogita-se a criação de um período de bloqueio para os compradores. Com o período de bloqueio, compradores ficariam impedidos de revender as unidades por um período de 12 a 18 meses após a compra. Esta prática ainda não é comum em Miami.

Oportunidade

Para quem já vem pesquisando investimentos no mercado da Flórida, este pode ser um dos melhores momentos nos últimos 10 anos para compra de apartamentos ou casas em Miami. Com a pandemia, diversas unidades em condomínios de luxo estão à venda por preços até 40% menores do que no início do ano. Além disso, construtoras estão oferecendo incentivos generosos para estimular as vendas.

Fisher Island Miami

Sobre a AMG Realty

A AMG International Realty é uma imobiliária global com sede em Miami. Caso você queira aproveitar as oportunidades existentes no mercado imobiliário do Sul da Flórida, entre em contato: +1 (305) 318 6968 (Heloisa Arazi)