Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Flórida sempre foi um destino procurado por americanos vindos de outros estados, especialmente aposentados, em busca de clima agradável e belas praias e maior qualidade de vida. Contudo, já não há tantos imóveis residenciais disponíveis para atender a esta demanda. Plataformas de aluguel online, como o Airbnb, contribuem para a crise habitacional, já que estimulam proprietários a destinar imóveis para alugueis de curto prazo, ao invés de finalidades de moradia. O que para uns é um problema, para outros é uma oportunidade. O retorno esperado no aluguel da Flórida passou a ser um dos maiores do mundo, alimentando o desejo de investidores em comprar imóveis na região.
O impacto da pandemia no mercado de short-term (aluguel de curto prazo)
A tendência short-term rental (alugueis de temporada) já há muito tempo vem ganhando força globalmente. A demanda por hospedagens em destinos turísticos estimula a prática deste tipo de prática, em detrimento dos alugueis de longo prazo.
Alguns destinos turísticos, no entanto, são mais visitados. Nestes mercados, a tendência adquiriu mais movimento com a chegada da pandemia. É o caso de cidades como Miami e Orlando.
Mas por que a pandemia incentivou a prática de alugueis de curto prazo na Flórida?
Com as políticas de lockdown implementadas nos EUA, muitos americanos, especialmente de regiões do norte do país, decidiram passar o período de confinamento na Flórida. A pandemia, na verdade, precipitou um movimento que já acontecia há décadas. Afinal, por que não trabalhar remotamente de alguma cidade com belas praias e clima agradável o ano todo?
A implementação do trabalho remoto facilitou esta decisão. Centenas de milhares de americanos decidiram passar longas temporadas na Flórida, trabalhando à distância, até perceberem que poderiam fazer isso o resto da vida. Foi quando houve um surto de americanos invadindo a Flórida para estabelecer residência definitiva.
A Flórida, no período mais crítico da pandemia, chegou a receber mais de 1000 novos moradores todos os dias. Ocorre que o mercado imobiliário não tinha inventário para atender a toda esta demanda absurda. Agravou ainda mais a crise imobiliária o fato de que grande parte dos proprietários de imóveis que tinham colocado seus imóveis à venda antes da pandemia, decidiram tirar o imóvel do mercado quando a pandemia chegou, com medo do futuro incerto.
Altíssima demanda e inventário baixo não poderiam trazer outra consequência senão a explosão dos preços dos imóveis residenciais.
Onde morar então? Uma solução neste período de crise, para quem estava vindo de outro estado, foi passar temporadas em imóveis de Airbnb ou outra plataforma. Cresceu sobremaneira a demanda por temporadas acima de 20 dias nas plataformas de aluguel online.
Proprietários de imóveis voltados para Airbnb passaram a perceber uma retorno extraordinário sobre o aluguel. Mesmo com a pandemia já no fim, a demanda permanece.
Crise no sistema habitacional
Com cada vez mais proprietários destinando seus imóveis para Airbnb, o iventário disponível para quem busca comprar uma casa para estabelecer moradia dimunui. Cria-se assim uma crise habitacional. Os poucos imóveis destinos a aluguel de longo prazo cobram altíssimos valores mensais.
Estudo recente divulgado pela Florida Atlantic University revela que a crise no mercado imobiliário da Flórida está sendo cada vez mais agravada pelo avanço das plataformas online.
Oportunidade para investidores
O que para uns pode ser interpretado como uma crise habitacional, para outros é uma oportunidade única de investimento em um dos destinos mais desejados do mundo.
A Flórida oferece um dos maiores retornos sobre investimento no setor imobiliário. Recentemente, a cidade de Miami foi classificada como o segundo mercado no mundo com maior expectativa de retorno no segmento de luxo para 2023.
Os proprietários percebem retorno esperado maior no aluguel por temporadas curtas do que em contratos de longo prazo. Miami e Orlando são dois dos mercados de Airbnb mais caros do mundo.
Não é difícil de entender porque investir em imóveis na Flórida é um dos melhores investimentos globais.
Veja neste artigo os principais condomínios em Miami para investir em Airbnb
Sobre a AMG International Realty
A AMG International Realty é uam imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre como investir em imóveis voltados para Airbnb em Orlando ou Miami, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).