Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sempre que identificamos oportunidades no mercado imobiliário da Flórida, compartilhamos neste blog e explicamos os motivos que nos levam a esta conclusão. Neste exato momento entendemos que a Flórida está iniciando um micro-ciclo, que traz oportunidades para investidores, mas deve terminar em breve.
Portanto, se você pensa em comprar um imóvel na Flórida, este pode ser um momento único e muito oportuno.
As oportunidades geradas pelos diferentes ciclos
O mercado imobiliário, em qualquer região, passa por ciclos. No começo e final de cada ciclo geralmente são observados desequilíbrios, os quais trazem oportunidades.
No artigo Encerra-se um clico, imediatamente antes da pandemia, explicamos uma fase que se encerrava no mercado imobiliário de Miami, onde o alto inventário de unidades novas no mercado (lançamentos) chegava ao fim. As construtoras, até aquele momento, precisavam desovar os imóveis “da prateleira”, antes de iniciarem novos empreendimentos. Em 2019, este ciclo chegava ao fim, pois a maioria das constutoras já tinham escoado seus estoques e não havia mais, naquele momento, grandes quantidades de lançamentos. Iniciava-se portanto, uma nova fase onde os inventários voltavam a níveis de equilibrio.
Obviamente que estas projeções não se concretizaram na totalidade, uma vez que, imediatamente depois, chegou a pandemia com todo seu impacto desastroso no mercado imobiliário da Flórida. Outros ciclos e micro-ciclos ocorreram durante a pandemia e, com eles, oportunidades foram criadas.
Na pandemia, houve uma verdadeira invasão de moradores vindos de outros estados americanos para a Flórida, que chegou a receber mais de 1000 novos moradores por dia, no auge da crise. Grande parte dos proprietários de imóveis, que haviam colocado seus imóveis para venda, retiraram suas unidades do mercado, com receio do futuro incerto.
Demanda altíssima e inventário também em níveis historicamente baixos pressionaram sobremaneira os preços dos imóveis na Flórida, especialmente no segmento de single-family homes, que são casas amplas, geralmente com espaçosas áreas externas, características valorizadas em períodos de confinamento.
Já o segmento de apartamentos em condomínios de prédios não eram tão procurados, o que levou o inventário deste segmento a níveis altíssimos.
Neste blog, chegamos a prever o que, de fato, aconteceu. A alta demanda pelas single-family homes teve que migrar para os apartamentos, já que não havia unidades suficientes daquelas casas para tanta demanda.
No final do período pandêmico, os preços dos imóveis na Flórida estavam altíssimos e tudo indicava que continuariam subindo, já que o inventário permanecia baixo e a demanda alta.
É neste momento, com a alta dos juros impostas pelo Banco Central Americano (FED), que identificamos o início de um novo ciclo, ou micro-ciclo.
O novo micro-ciclo no mercado da Flórida
O micro-ciclo que entendemos ter iniciado neste momento acontece em um momento de alta demanda por imóveis na Flórida e, do lado da oferta, baixíssimo inventário. Esta situação de desequilíbrio, como mencionado, já vem se estendendo há aproximadamente 3 anos, pressionando os preços dos imóveis para cima. Um fator recente, no entanto, tenta trazer o mercado para a linha do equilíbro: aumento drástico da taxa básica de juros americana.
Recentemente, o Banco Central Americano (FED) foi obrigado a aumentar as taxas de juros, para poder controlar a escalada inflacionária. Os juros mais altos tornaram as hipotecas onerosas e a demanda por imóveis sentiu uma pequena desaceleração.
Esta desaceleração pode ser evidenciada no aumento de inventário, já que os compradores desistem ou adiam a compra, na espera de juros menores no futuro e, consequentemente, hipotecas menos onerosas.
Há, portanto, uma situação levemente mais favorável para os compradores e investidores, na medida que estes estão com maior poder de barganha. Esta situação, há cerca de um ano, era inimaginável. Um mesmo imóvel chegava a receber 6 propostas “cash” (à vista) em uma verdadeira guerra de ofertas (bidding war).
E por que entendemos que este é apenas um micro-ciclo e não uma tendência?
A resposta é simples: Esta é uma situação “artifical” provocada pelo aumento dos juros.
Entendemos que o FED não manterá o viés de alta dos juros americanos por muito tempo. Assim que a inflação estiver controlada, os juros podem cair e, com isso, o mercado imobiliário será novamente estimulado.
Uma vez os juros mais baixos, o mercado voltará a aquecer, momento que encerraria-se este micro-ciclo que projetamos.
Este pode ser, portanto, um momento único e oportuno para investidores que buscam comprar imóveis na Flórida.
Não só estamos entrando em um micro-ciclo, como também outros fatores tornam este momento apropriado para a compra, especialmente para o público brasileiro. Saiba mais no artigo 5 motivos para comprar agora imóveis na Flórida
Sobre a AMG International Realty
A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida. Caso queira saber mais sobre as oportunidades imobiliárias na Flórida, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).