Getting your Trinity Audio player ready...
|
A pandemia do coronavírus (COVID-19), em poucos meses, transformou a economia de quase todos os países e também os nossos hábitos. Fomos obrigados a permanecer confinados, em quarentena, dentro de nossas casas. E, com isso, fomos obrigados a enxergar o nosso lar de forma diferente. Essa nova percepção do ambiente residencial, com readequação dos reais valores e daquilo que, de fato, faz-se importante em nossas vidas, influenciará consideravelmente o setor imobiliário e como serão os novos lares daqui em diante. As construtoras já estão atentas a esta nova tendência.
Como será a convivência entre vizinhos nos novos condomínios? Como será a higienização das áreas comuns e a administração do fluxo de empregados e moradores? Todos esses fatos influenciarão nos novos estilos de construção pós COVID-19.
Para aqueles que nunca trabalhavam em casa ou trabalhavam pouco, a falta de um espaço para home-office foi impactante. Aquela sacada que nunca era usada no apartamento, passou a ser o novo ambiente de happy hour. Aquele canto da sala ou do quarto foi transformado em uma mini-academia. Até mesmo uma escola tivemos que improvisar para fazer frente às lives e home-schooling. Sem falar nas cozinhas, que viraram cozinhas industriais de restaurante. Todos sairemos melhores cozinheiros desta pandemia.
Muitas destas mudanças na rotina diária vieram para ficar. E as novas plantas de apartamentos e casas devem levar isso em consideração.
A demanda por casas em Miami, ao invés de apartamentos, já começou a aumentar. Quem não quer um quintal grande, com piscina e churrasqueira, em tempos de quarentena?
Na Flórida, que já iniciou a fase 2 de reabertura da economia, a demanda por casas foi expressiva. A cidade de Orlando saiu na frente na preferência de americanos e estrangeiros. Afinal, a terra do Mickey oferece casas amplas dentro de condomínios luxuosos a preços extremamente atrativos, principalmente se comparados aos preços de Miami. As casas em Orlando perto da Disney são as mais procuradas.
Por outro lado, Miami é a pioneira na inovação. É lá que inventaram o Dezervator, o elevador de carros do luxuoso edifício Porsche Tower, que permite ao proprietário estacionar seu carro dentro do apartamento. Quer exemplo mais eficiente de distanciamento social que este? O proprietário, além de ter toda a privacidade e comodidade de não precisar sair do carro, ainda evita elevadores lotados de pessoas.
Fato é que muitas mudanças em nossos hábitos durante a pandemia permanecerão no período pós covid-19. Todos os segmentos da economia serão impactados, como já estão sendo, e precisarão se reinventar. Não será diferente com o setor imobiliário.