Getting your Trinity Audio player ready...

As mudanças climáticas representam um dos maiores desafios globais da atualidade, com impactos significativos em diversas esferas da sociedade. Uma das áreas mais afetadas por essas mudanças são as cidades costeiras, especialmente aquelas que são destinos turísticos populares e possuem um mercado imobiliário de alto valor. Neste contexto, a cidade de Miami destaca-se por estar entre as mais resilientes e preparadas para tais mudanças, já com diversas soluções e planos urbanos em andamento.

Miami entre as mais preparadas para elevação do nível do mar

Histórico de adversidades tornaram Miami mais preparada e resiliente

O que faz de Miami uma das cidades costeiras mais preparadas no mundo para as mudanças climáticas?

Miami originalmente foi construída sobre pântanos. Portanto, seu planejamento foi meticulosamente elaborado no passado para enfrentar enchentes e muitas das adversidades tropicais que a região sofre.

Somente após o detalhado trabalho de engenheiros do Exército dos Estados Unidois, há mais de 100 anos, é que a área passou a ser populada.

Além disso, a cidade já tem tradição e história na luta contra eventos da natureza, como furacões, por exemplo.

Mesmo exposta a estas fortes tempestades tropicais, a cidade não deixou de crescer e atrair cada vez mais investimentos.

Neste contexto, a “Cidade Mágica”, como é apelidada, transformou-se num verdadeiro laboratório onde são testadas novas tecnologias para fazer frente às inundações, subida do nível do mar, tempestades, etc.

As soluções em tecnologia anti-furacão evoluiram sobremaneira nas últimas décadas. Os novos edifícios, construídos oferecem construções resistentes aos altos impactos dos ventos e tempestades. Saiba tudo sobre a temporada de furacões na Flórida.

Elevação do nível do mar

De acordo com uma projeção do relatório da organização Christian Aid que lista as cidades do mundo com maior risco de futuras inundações costeiras, mais de um bilhão de pessoas estão expostas a essas elevações periódicas das águas até 2070.

E como a cidade de Miami se prepara para esta possível realidade?

Além das soluções já adotadas há anos pelas autoridades municipais, Miami decidiu criar uma Secretaria especializada, chamada de Secretaria da Resiliência (Miami-Dade County Office of Resilience), que tem como missão “conduzir o Condado de Miami-Dade a um futuro resiliente e ambientalmente sustentável, identificando vulnerabilidades, coordenando partes interessadas e facilitando soluções inovadoras”.

Com o apoio da nova Secretaria, as autoridades municipais de Miami-Dade puderam colocar em prática estratégias mais eficientes para fazer frente às mudanças climáticas, especialmente no que diz respeito à elevação do nível das águas e enchentes.

As principais ações são: construção de novos aterros; elevação de estruturas sobre estacas nas quais as águas possam passar; transporte público ocupando terrenos altos; expansão de parques à beira-mar e abertura de canais nos locais mais propensos a inundações; e criação de uma rede de pequenos espaços para vazão de água nos quintais, ruas e parques. Veja aqui outras medidas adotadas pelas autoridades

O resultado positivo dessas medidas de proteção puderam ser vistos no início do mês, onde fortes chuvas causaram inundações raramente vistas antes no condado de Miami-Dade. Com a mesma rapidez que as inundações ocorreram, elas também foram drenadas. Praticamente no dia seguinte as ruas já estavam secas. Baixo impacto e prejuízo para a cidade e a população.

Em recente entrevista à BBC News Brasil, expliquei que, no que diz respeito ao mercado imobiliário da Flórida, essas medidas são muito bem vistas pelos novos investidores, que não percebem nas mudanças climáticas um obstáculo ao investimento. Pelo contrário, cidades costeiras estão entre as mais desejadas pelos investidores que estão, justamente, selecionando os destinos mais preparados para lidar com tais adversidades.

Normas de construção para novos edifícios

A prefeitura de Miami-Dade também lançou o programa Sustainable Buildings Program (Programa de Construções Sustentáveis), por baixo da Secretaria de Resiliência, com novas diretrizes pra as construções, que levam em conta a futura subida do nível do mar e inundações”, afirma Gomez.

Neste contexto, ao comprar um imóvel em Miami, especialmente casas de frente para o canal, é importante consultar um corretor experiente na cidade, já que muitas casas podem ter um preço atrativo justamente por não estarem dentro das novas normas e, desta forma, estarem mais expostas a inundações.

Sobre a AMG International Realty

A AMG Internartional Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre oportunidades no mercado imobilioário do Sul da Flórida e região de Orlando, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: +1 305 761 2655 (Heloisa Arazi).

Rate this post