Getting your Trinity Audio player ready...
|
No artigo “O novo micro-ciclo do mercado imobiliário da Flórida” alertamos para o início de um período único em termos de oportunidades para investidores no mercado de Miami e Orlando. As nossas previsões estavam corretas. Os juros nos EUA estão, finalmente, caindo, situação que refletirá diretamente no mercado imobiliário, estimulando-o e pressionado os preços dos imóveis. Trata-se do final de um micro-ciclo, que ainda está em tempo de ser aproveitado. Entenda neste artigo.
Entendendo o micro-ciclo que encerra-se agora
O micro-ciclo que teve início no final do segundo semestre de 2022 foi desencadeado pelo aumento dos juros pelo Banco Central Americano (FED). Para poder conter a escalada da inflação, o FED adotou uma política drástico de subida dos juros, o que impactou o valor da parcela dos financiamentos de imóveis. Com isso, muitos compradores adiaram ou desistiram de comprar, aliviando a pressão sobre a demanda altíssima por imóveis na Flórida.
Criou-se, portanto, uma situação levemente mais favorável para os compradores e investidores, na medida que estes ganharam maior poder de barganha. Esta situação, há cerca de um ano, era inimaginável. Um mesmo imóvel chegava a receber 6 propostas “cash” (à vista) em uma verdadeira guerra de ofertas (bidding war).
Como havíamos previsto, esta era uma situação transitória, já que se mantinha principalmente por conta da alta dos juros. A demanda caiu por conta do custo mais alto das parcelas do empréstimo, mas o desejo de adquirir um imóvel na Flórida não diminuiu. Criou-se, portanto, uma situação de adiamento da compra que, por sua vez, poderia estar alimentando uma demanda reprimida à espera da baixa dos juros no futuro.
E é isso que está acontecendo neste momento!
Inflação já mostra sinais de estar controlada
Em dezembro, a inflação nos EUA caiu para 6,5%, enquanto a hipoteca de taxa fixa de 30 anos caiu novamente para 6,33% em 12 de janeiro, após a taxa de juros nos EUA ter atingido nível mais alto em 20 anos.
Tudo indica que agora entramos em um período de viés de baixa dos juros americanos, com a consequente re-estimulação do mercado imobiliário, já que os empréstimos passam a se tornar, novamente, atrativos para os compradores e investidores.
O FED só tem interesse de manter os juros altos até a inflação estar controlada. Novos indicadores já mostram desaceleração nos índices de preços americanos. Analistas projetam que as taxa de mortgage (hipoteca) fixa para 30 anos continuem a cair consistentemente até o segundo semestre de 2023 e atinjam 5,5% até o final do ano.
Este pode ser, portanto, o fim de um micro-ciclo, que ainda pode ser aproveitado, já que o mercado imobiliário ainda não sentiu de forma significativa este estímulo.
Sobre a AMG International Realty
A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre oportunidades no mercado imobiliário americano, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).