Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sempre que identificamos oportunidades no mercado imobiliário da Flórida, compartilhamos neste blog e explicamos os motivos que nos levam a esta conclusão. Neste momento específico da economia dos EUA, entendemos que o mercado imobiliário está encerrando um ciclo, que traz oportunidades para investidores e pode ser um momento histórico importante para quem pensa em adquirir um imóvel na Flórida.
Portanto, se você pensa em comprar um imóvel na Flórida, este pode ser um momento único e muito oportuno.
Juros americanos em queda?
No dia 2 de agosto passado, o Departamento do Trabalho Americano divulgou um relatório importante para o mercado: o relatório do Payroll (dados do emprego nos EUA). Os dados mostraram a criação de 114 mil vagas em julho, resultado que ficou abaixo das expectativas do mercado. Soma-se a este indicador, a taxa de desemprego nos EUA também aumentou no mês passado, para 4,3%, ante 4,1% em junho.
Os dados podem indicar que a economia americana esteja iniciando um período de recessão, o que alarmou os mercados internacionais, comportamento que foi notado de forma extrema na segunda feira (5), com a queda de mais de 12% da Bolsa de Tóquio, além de queda generalizada das principais bolsas do mundo na terça feira (6).
Com isso, é esperado que o FED (Banco Central Americano) corte as taxas de juros nas próximas reuniões, decisão esta que estimularia a economia dos EUA, diante de dados tão recessivos.
Inflação pode estar controlada
Além disso, o relatório de empregos pode sugerir que a inflação nos EUA finalmente está controlada. A inflação alta era o principal motivo para que o FED adotasse uma política monetária mais rígida (juros altos) até o momento.
Um conjunto de fatores foram responsáveis pela escalada de inflação nos EUA e no mundo, desde os efeitos da pandemia até fatores exógenos como a guerra da Ucrânia e, mais recentemente, a guerra de Israel, que trouxe incertezas no mercado de petróleo.
Para poder conter a escalada da inflação, o FED adotou uma política drástica de subida dos juros, o que impactou o valor da parcela dos financiamentos de imóveis. Com isso, muitos compradores adiaram ou desistiram de comprar, aliviando a pressão sobre a demanda altíssima, principalmente na Flórida.
Os dados de emprego dos EUA mostram que a inflação pode estar controlada, o que incentivaria o Banco Central Americano a adotar cortes na taxa básica de juros dos EUA, o que impactaria diretamente o custo do crédito habitacional.
Juros no mercado imobiliário da Flórida já estão mais baixos
Mesmo antes de qualquer decisão do Banco Central Americano, os bancos já estão trabalhando taxas de juros para crédito habitacional mais acessíveis na Flórida, o que indica um forte viés de baixa para os juros básicos americanos nas próximas reuniões do FED.
Impacto dos juros no mercado imobiliário
A queda dos juros impacta diretamente o mercado imobiliário, já que as parcelas do financiamento para compra de imóveis ficam mais baratas e acessíveis.
Os juros anteriormente altos fez com que a demanda por imóveis caisse, por conta do custo mais alto das parcelas do empréstimo. Contudo, o desejo de adquirir um imóvel na Flórida não diminuiu. Criou-se, portanto, uma situação de adiamento da compra que, por sua vez, poderia estar alimentando uma demanda reprimida à espera da baixa dos juros no futuro.
Tudo indica que agora entramos em um período de viés de baixa dos juros americanos, com a consequente re-estimulação do mercado imobiliário, já que os empréstimos passam a se tornar, novamente, atrativos para os compradores e investidores.
Comprar agora ou aguardar uma queda maior nos juros?
No artigo Comprar Imóvel Agora ou Esperar a Queda dos Juros? apresento 5 motivos por que aguardar uma queda dos juros pode ser uma estratégia desastrosa.
O principal motivo para não esperar é que, quanto menor o juros, maior a demanda por imóveis, ou seja, maior competição pelo mesmo imóvel. A consequência é o aumento de preços.
Ou seja, se por um lado você se beneficia com parcelas mais acessíveis no empréstimo, de outro você perde com o aumento dos preços. Não é uma boa estratégia.
Neste início do novo ciclo, onde inicia-se uma queda dos juros e, como mencionado, as taxas nos bancos já estão sendo praticadas mais baixas, é o melhor momento para comprar. Desta forma, você beneficia-se de um juros levemente menor e aproveita os preços ainda baixos no mercado imobiliário.
Há um outro fator importante a considerar na queda dos juros.
Se por um lado você ganha com parcelas mais acessíveis no financiamento, de outro lado você perde com
Imagine todas estas pessoas que chegaram à Flórida nos últimos anos e estão morando de aluguel. A mensalidade do aluguel é, normalmente, mais alta do que a parcela do empréstimo. E, como mencionado, os alugueis estão caros atualmente.
Qual será a primeira decisão destes moradores, que estão no aluguel, assim que o juros cair?
Boa parte deste público optará por comprar e se livrar do alto custo do aluguel.
Mais compradores entrando no mercado levam a maior demanda e pressão sobre os preços.
Esperar uma possível queda dos juros poderia ser, desta forma, um suicídio financeiro.
Compre agora e aproveite os preços dos imóveis ainda baixos e com alto potencial de valorização.
Sobre a AMG International Realty
A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre oportunidades no mercado imobiliário americano, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +1 305 761 2655 (Heloisa Arazi).