Getting your Trinity Audio player ready...
|
A taxa básica de juros americana atingiu seu nível mais alto desde abril de 2022. A taxa fixa para empréstimos de 30 anos chegou a quase 7% em meados deste mês (outubro de 2022), de acordo com dados divulgados pela Freddie Mac na quinta-feira.
As decisões do FED de subir os juros de forma expressiva tem o objetivo principal de conter a inflação na economia americana, que ainda não deu sinais de estar controlada.
O impacto já pode ser sentido no mercado imobiliário americano, que está fazendo com que compradores adiem a compra. Na ponta vendedora, o movimento de redução de preços por parte dos proprietários começa a tomar corpo. A famosa “Bidding War” (guerra de proposta entre compradores) parece chegar ao fim e o mercado, finalmente, mostra sinais de volta à normalidade, ainda que tímidos.
Mas será esta uma tendência? Entenda no próximo tópico.
Oportunidade de investimento
O principal motivo de desaceleração do mercado imobiliário nos EUA é a alta dos juros, que torna mais difícil para compradores pagar as parcelas do financiamento imobiliário.
Especialistas entendem que, se os juros se mantiverem altos por um longo período, então existe sim a probabilidade de estarmos no início de uma transição entre mercado “seller” (favorável para vendedores) para um mercado “buyer” (favorável para compradores).
Contudo, não é consenso que os juros nos EUA permanecerão altos por muito tempo. A estratégia do FED (Banco Central Americano) é aumentar os juros com o principal objetivo de contenção da escalada da inflação.
Uma vez a inflação controlada, há grandes chances de que o FED adote viés de baixa para a taxa básica dos juros americanos nas próximas reuniões. Com isso, o mercado imobiliário volta a ser estimulado, com a consequente pressão sobre os preços.
Portanto, este pode ser apenas um período de ajuste, decorrente de uma política monetária temporária. Não há nenhum indício de que a demanda por imóveis na Flórida diminua, tampouco há fatores que acelerem a entrega de novas unidades no mercado nos próximos anos (inventário baixo). Aproveitar este momento para “entrar no mercado” pode ser uma ótima estratégia de investimento, apostando na expectativa alta de continuada valorização futura.
A Flórida, diferentemente dos demais estados americanos, foi a região que mais percebeu valorização imobiliária no último ano. Em ranking divulgado pelo portal REDFIN, 8 entre as 10 cidades que mais valorizaram nos EUA, de um ano para cá, estão na Flórida.
Sobre a AMG International Realty
A AMG International Realty e uma imobiliária global, especializada na Flórida, e voltada para o público brasileiro. Caso tenha interesse em saber mais sobre as oportunidades imobiliárias em Miami e Orlando, entre em contato agora e bata um papo comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).