Getting your Trinity Audio player ready...

A tempestade tropical Milton, que se formou recentemente no Golfo do México, atingiu a categoria 1 de furacão, em uma escala de 1 a 5, com ventos sustentados de cerca de 130 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Este desenvolvimento coloca a Flórida em alerta máximo, especialmente após a recente devastação causada pelo furacão Helene.

O Furacão Helene foi um dos mais devastadores a atingir os Estados Unidos desde o Katrina em 2005, com mais de 225 mortes confirmadas até o momento. O furacão formou-se no Golfo do México e atingindo a costa da Flórida no último dia 26 de outubro, como categoria 4. Após o “landfall”, termo utilizado para identificar quando a tempestade atinge a terra, perdeu força enquanto avançava para mais 5 estados. Após atingir a costa do Golfo da Flórida, a tempestade causou inundações mortais em toda a Geórgia e nas Carolinas, chegando até o Tennessee, Virgínia e Kentucky.

Quer saber mais sobre a Temporada de Furacão na Flórida. Acesse o artigo: Furacão na Flórida: O que você precisa saber

Tempestade Milton se torna Furacão

Intensificação Rápida e Risco de Grandes Danos

O NHC adverte que Milton está se intensificando rapidamente e pode alcançar a categoria de “grande furacão” nos próximos dias. As previsões indicam que o furacão tocará o solo na costa oeste da Flórida em questão de dias, uma região que ainda está se recuperando dos estragos deixados por Helene.

A possibilidade de um segundo grande evento climático em tão pouco tempo está mobilizando as autoridades locais e federais.

A trajetória do furacão Milton ainda é incerta. Há um consenso entre especialistas de que o landfall se daria perto de Tampa, na Costa Oeste da Flórida.

Preparativos em Curso e Estado de Emergência

O governador da Flórida, Ron DeSantis, já declarou estado de emergência em 51 condados, ampliando as áreas que estão se preparando para o impacto de Milton. O objetivo é garantir que os recursos necessários estejam disponíveis rapidamente para a população, principalmente nas regiões que já enfrentam dificuldades com os esforços de recuperação pós-Helene. Deanne Criswell, chefe da Agência Federal para a Gestão de Emergências (FEMA), declarou que a equipe federal está “totalmente preparada” para responder à crise.

NASA e SpaceX Adiam Lançamento da Missão Europa Clipper Devido ao Furacão Milton

A NASA e a SpaceX tomaram a decisão de adiar o lançamento da missão Europa Clipper, que estava programado para decolar na próxima quinta-feira, a partir do Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral. O adiamento ocorreu em razão da aproximação do furacão Milton, uma tempestade tropical que se intensificou no fim de semana no Golfo do México e que pode causar impactos significativos no estado da Flórida.

Com a probabilidade de o furacão Milton atingir a costa Oeste da Flórida e atravessar a península, trazendo chuvas intensas e ventos fortes para o local de lançamento, na costa leste, a situação tornou-se muito arriscada para prosseguir com o lançamento.

Após a passagem do furacão será feita uma avaliação completa das condições. “Assim que estiver tudo limpo e uma avaliação das instalações for concluída, juntamente com ações de recuperação, será determinada a próxima oportunidade de lançamento desta missão emblemática da NASA”, afirmou Dunn, gestor do programa de serviços de lançamento da NASA.

Rate this post