Getting your Trinity Audio player ready...
|
Algumas poucas regiões no mundo combinam uma diversidade de condições que permitem a formação de tempestades fortes e furacões. A região do Caribe, na América Central, é a mais exposta a estes fenômenos naturais, além de outras áreas próximas ao Golfo do México e Atlântico Norte, incluindo o sudeste dos Estados Unidos, especialmente os estados Flórida, Louisiana, Texas até a Carolina do Norte.
A formação de um furacão é um processo complexo que depende de uma combinação de condições atmosféricas e oceânicas específicas.
Neste artigo explicamos como um furacão se forma e as condições climáticas necessárias para sua evolução em categorias mais fortes.
Quando é a temporada de furacão na Flórida?
A temporada de furacões no Atlântico geralmente vai de junho a novembro, com o pico de atividade ocorrendo entre agosto e outubro. Durante esse período, as condições meteorológicas são ideais para a formação de furacões com ventos que podem atingir velocidades potencialmente devastadoras.
Furacões são detectados com antecedência
Felizmente furacões são fenômenos naturais que, ao contrário de outros eventos trágicos da natureza (Ex.: Terremotos) podem ser detectados com antecedência (dias ou mesmo semanas), possibilitando, na grande maioria das vezes, a adoção de procedimentos preventivos e mesmo evacuação das áreas potencialmente em risco.
IMPORTANTE: Este artigo tem caráter informativo e não substitui orientações oficiais. Se você está com uma viagem marcada para uma área com risco de tempestades ou furacões, ou já se encontra em uma zona de risco ou afetada, é fundamental que acompanhe as atualizações das autoridades meteorológicas e locais. Verifique fontes oficiais, como o Centro Nacional de Furacões (National Hurricane Center) e outras fontes oficiais. Siga as instruções de evacuação e medidas de segurança recomendadas pelas autoridades. Caso necessário, considere adiar ou cancelar sua viagem para garantir sua segurança e a de sua família.
Como um furacão se forma
Abaixo detalhamos as principais condições climáticas necessárias à formação de um furacão:
1. Águas Quentes
O primeiro requisito para a formação de um furacão é a presença de águas oceânicas quentes, com temperaturas de pelo menos 26,5°C até uma profundidade de 50 metros. Essas águas fornecem o calor e a umidade necessários para alimentar o desenvolvimento da tempestade.
2. Baixa Pressão e umidade
O calor da água aquece o ar acima dela, fazendo com que esse ar quente e úmido suba rapidamente. À medida que o ar sobe, cria-se uma área de baixa pressão na superfície do oceano, o que gera mais correntes ascendentes de ar.
3. Formação de Ciclones Tropicais
Conforme o ar úmido e quente sobe ele se resfria, formando nuvens e liberando a umidade em forma de chuva. Este processo contínuo de ar quente subindo e condensando forma uma tempestade tropical que, se ganhar força suficiente, pode ser categorizada inicialmente como um ciclone.
4. Giro e Formação do Olho
No estágio seguinte e, dependendo das condições, onde houver áreas com baixa pressão, o ar tende a se deslocar para esta área. Por conta do efeito de rotação da terra, este deslocamento de dá de forma curva. No Hemisfério Norte esta curva é para a esquerda e no Hemisfério Sul, para a direita, por conta de um fenômeno chamdo efeito Coriolis
Esta rotação da Terra faz com que o ar em torno da área de baixa pressão comece a girar. Quando a velocidade dos ventos da tempestade atinge cerca de 120 km/h, o ciclone é classificado como furacão. À medida que o furacão se intensifica, um “olho” se forma no centro, que é uma área de condições relativamente calmas e de alta pressão cercada por nuvens de tempestade e ventos muito fortes, conhecidos como a parede do olho.
5. Manutenção e Intensificação
O furacão continua a se intensificar enquanto sobrevoa águas quentes e úmidas, onde consegue energia suficiente para a rotação. Ele se movimenta de acordo com as correntes atmosféricas e pode variar em intensidade. Quanto mais quente for a água e mais baixa for a pressão no centro, mais forte ele se torna.
A intensidade de um furacão é medida pela escala Saffir-Simpson em categorias de 1 a 5, onde 5 é a mais forte, com ventos acima de 249 km/h.
6. Dissipação do furacão
Os furacões começam a enfraquecer quando se movem sobre águas mais frias, tocam a terra (evento chamado de ‘landfall’, quando perdem a fonte de umidade e calor), ou encontram ventos de nível superior que interferem em sua estrutura. Quando perde força, a tempestade se degrada em uma depressão tropical.
Sobre este Blog
Na AMG International Realty, nosso objetivo é trazer clareza e transparência sobre temas importantes relacionados à Flórida, oferecendo orientação e informações relevantes para quem vive, investe ou visita o estado.
Este artigo tem caráter meramente informativo. Apesar de nossa expertise de mais de 20 anos no setor imobiliário da Flórida, nossa atuação não inclui serviços meteorológicos e não substituímos as informações oficiais fornecidas pelas autoridades competentes em casos de fenômenos naturais, como furacões. Para sua segurança, sempre consulte as fontes oficiais e siga as orientações das autoridades em situações de emergência.