Getting your Trinity Audio player ready...
|
Enquanto o setor imobiliário global vive um cenário de desaceleração, Miami parece experimentar uma realidade diferente. Forças imobiliárias conflitantes combinam-se para fazer da “Magic City” um ambiente exclusivo e repleto de oportunidades. Relatório recente divulgado pela consultoria Black Knight mostra que a Flórida detém 4 dos 5 principais mercados imobiliários do país em termos de valorização anual dos imóveis em 2022. Miami, com 20,1% de valorização em relação ao ano passado, vem no topo da lista, seguida por Tampa (17,3%) e Orlando (16,6%).
As altas taxas de juros combinadas aos preços ainda altos dos imóveis, especialmente no segmento de single-family homes (casas unifamiliares) contribuem para um cenário raro.
De um lado compradores adiam a decisão de compra, já que estão frente a parcelas de financiamento mais caras. Na outra ponta, proprietários relutam em baixar os preços, ainda na inércia daquele que era um mercado super-aquecido, mas já mostra sinais de desaceleração.
Normalmente juros maiores, com a consequente pressão negativa sobre a demanda, deveriam estimular vendedores a baixar o preço. Não é o que está acontecendo na Flórida! Muitos proprietários teimam em manter os preços ou simplesmente não colocam o imóvel à venda, na expectativa de um futuro mais aquecido. Este comportamente contribui para manter o inventário em níveis baixos.
Juros altos e menor apetite pelos compradores não são ainda suficientes para contrabalançar o baixíssimo inventário, mantendo os preços em níveis consideravelmente altos.
Expectativa é que inventário aumente gradualmente
A tendência é que o inventário aumente gradualmente, levando o mercado na direção do equilíbrio, ainda que esta realidade seja distante. A esperança do aumento do inventário no curto prazo deve-se quase unicamente ao maior número de resales (casas já existentes e habitadas), uma vez que novas unidades (construções novas) não poderiam preencher este vácuo tão cedo. Um empreendimento, desde as autorizações na prefeitura até a construção e entrega das chaves, pode demorar até 6 anos para ser entregue. Em um ambiente com escassez de mão de obra, material e terrenos livres, faz com que novas construções não sejam a solução para o curto e médio prazo.
Oportunidade para investidores em Miami
Este pode ser um bom momento para investidores, já que a menor demanda poderia trazer alguma barganha nas negociações. Apesar da relutância dos vendedores em baixar os preços, a situação hoje é muito diferete daquela vista à um ano, em um cenário de “Bidding War” (leilão de ofertas por parte de compradores).
Em outro relatório divulgado pela Night Frank, Miami segue como um dos mercados mais promissores para investir em imóveis, com valorização projetada de 5% par 2023. A “Magic City” perde apenas para Dubai, com 13,5% de valorização esperada. A grande diferença entre Miami e Dubai, é que esta última vem de uma grande desvalorização em relação ao ano passado (50%), o que não sugere um futuro consistente.
Sobre a AMG International Realty
A AMG International Realty e uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso tenha interesse em saber mais sobre as oportunidades imobiliárias na Flórida, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).