O bairro conhecido como Design District em Miami vem ganhando cada vez mais destaque e reconhecimento internacional. Não se trata de um shopping a céu aberto comum. Como o nome já diz, o conceito é muito mais amplo e voltado para o lado de design de luxo e arte. É o local preferido das lojas de móveis e decoração de luxo, as primeiras a se estabelecerem após o plano de revitalização da região. Não demorou muito para que grandes nomes da moda buscassem também seu espaço no bairro. Marcas como Hermès, Cartier e Louis Vitton são alguns exemplos de grifes que deixaram o famoso shopping Bal Harbour Shops e foram para o Design District, em busca do público sofisticado que a região atrai.

 

Miami Design District

 

A primeira loja de móveis e interiores no Design District abriu em 1920, época em que a região tinha pouquíssima expressão em Miami. O local só começou a ganhar reconhecimento internacional há cerca de 15 anos, quando o empreendedor e incorporador Craig Robins percebeu seu grande potencial. Craig traz em seu currículo nada menos que a revitalização de South Beach e suas construções Art Deco. Da mesma forma que fez em South Beach, ele aos poucos passou a comprar propriedades na região e revitalizá-las dentro de um novo conceito. No Design District a ideia era transformar o bairro em um centro de arte, design e gastronomia. Funcionou!

 

Craig Robins

Craig Robins visualizou o potencial da região há mais de 15 anos e começou a empreender na área, comprando, revitalizando e revendendo propriedades para marcas de luxo dentro de um novo conceito e urbanismo. Hoje o Design Destrict é um centro de luxo e arte, onde as melhores marcas da moda, decoração e da arte desejam estar.

 

Craig percebeu que o Design District, pela sua localização estratégica (próxima de Downtown) e um ambiente pedestrian-friendly teria todas as condições para abrigar um centro de compras em Miami com lojas voltadas para design, móveis e arquitetura. As construções foram todas revitalizadas, preservando um pouco do estilo original, porém trazendo fachadas atualizadas, vibrantes e dentro de um novo conceito artístico. Galerias, restaurantes e cafés completam o ambiente tornando o bairro, além de tudo, uma atração em si para quem quer apenas passear e curtir uma atmosfera alternativa aos tradicionais roteiros de Miami.

 

Aerial Design District Miami

Foto: melanieinmiami.com

 

Design & Decoração

Logo que teve início a revitalização do Design District as primeiras lojas a ocuparem a região eram predominantemente do setor de móveis e decoração. Durante muito tempo o bairro ficou conhecido como um “cluster” de decoração de luxo e interiores, atraindo arquitetos e um público sofisticado em busca de artefatos caros e de boas marcas. Grifes como Armani Casa, Versace Home, Ann Sacks, Kartell, Luminaire Lab, Ornare, Spazio di Casa, Janus et Cie e Jonathan Adler são alguns exemplos de marcas renomadas que estão no Design District.

 

Armani Casa

Armani/Casa é a coleção de móveis e decoração de Giorgio Armani. Lançada em 2000, o estilista criou a grife para levar sua filosofia e estilo ao mundo do design de interiores. Recentemente a marca lançou um empreendimento residencial de alto luxo em Sunny Isles Beach, o Residences by Armani Casa. A marca aposta pesado no público sofisticado de Miami e escolheu o Design District para se estabelecer.

 

Versace Home Miami

Criada em 1992, a coleção Versace Home é uma extensão do universo de design e moda de Gianni Versace. Com traços bem extravagantes e exclusivos, a coleção oferece opções de móveis, iluminação, papéis de parede, pisos, acessórios entre outros artigos de decoração.

 

Ornare Design District

A brasileira Ornare também é sucesso em Miami. Conhecida pelos móveis modulares de altíssimo padrão, a marca ganhou a preferência do público.

 

Moda Luxo

Grandes nomes da moda não perderam tempo e também já reservaram seu espaço nas exclusivas ruas do Design District. Christian Louboutin, Dior, Ermenegildo Zegna, Fendi, Hèrmes, Louis Vuitton, Prada, Rolex Boutique, Tom Ford e Versace são algumas grifes que você encontrará por lá.

 

Christian Loutoutin - Design District

Os famosos sapatos de sola vermelha da marca francesa Christian Louboutin podem ser encontrados também no Design District. A loja foi uma das pioneiras no bairro, juntamente com a loja de design Kartell. Christian Louboutin ganha destaque pela fachada coberta com folhagens  e janelas de vidro e pretende expandir seus negócios no bairro com a inauguração de uma flagship store (loja conceito) em 2017 – Foto: islandplanningcorporation.com/

 

Hermes

A grife Herme foi uma das marcas de luxo que deixaram o renomado Bal Harbour Shops para se estabelecer no Miami Design District

 

Louis Vitton Store

A loja da Louis Vuitton no Design District é uma obra de arte em si. Tudo no bairro “transpira” arte e gosto sofisticado.

 

Arte

Arte está presente em todos os cantos do Design District. As fachadas das lojas, restaurantes e galerias já trazem este conceito. Caminhando pelas calçadas do bairro depara-se com esculturas e grafites, todos dentro de um contexto e harmonia. Miami Design District não é apenas um centro de lojas e comércio de luxo, mas também um museu a céu aberto onde cada esquina é uma surpresa e atração.

Xavier Veilhan: Le Corbusier

Escultura de fibra de vidro concebida pelo artista francês Xavier Veilhan. A imagem é o retrato gigante do arquiteto Le Corbusier. O arquiteto, homenageado na escultura de Veilhan, foi um dos pioneiros da arquitetura moderna.

 

Zaha Hadid: Elastika

Elastika é uma obra de arte da artista e arquiteta já falecida Zaha Hadid. A obra foi concebida dentro de um edifício de 1921. O prédio de 4 andares possui diversos mezaninos de circulação horizontal. O lado uniforme das linhas verticais e horizontais do prédio contrasta agora com a trama elástica disforme de Zaha Hadid. O estilo de linhas que transmite uma aparência elástica está presente em diversos trabalhos da arquiteta. Zaha Hadid teve forte influência na arquitetura de Miami, com destaque para o lançamento residencial de luxo One Thousand Museum (retrato no canto superior direito da foto), onde é possível verificar também as linhas distorcidas da arquiteta.

 

Opera Gallery

Galeria internacional Opera Gallery. A primeira Opera Gallery foi inaugurada em 1994 em Singapura. Hoje está presente em Paris, Londres, Nova Iorque, Hong Kong, Monaco, Seoul, Geneve, Dubai e Miami. Além de nomes como Picasso, Chagall e Monet, também traz artistas emergentes valorizando não só o trabalho clássico, como também arte de rua moderna e a arte contemporânea.

O futuro do Design District em Miami

Miami Design District continua em franca expansão e desenvolvimento. A fase III do plano diretor está prevista para terminar em 2017. As novas obras trarão a ampliação do calçadão Paseo Ponti e a criação do Paradize Plaza. Outra novidade é o estacionamento vertical Museum Garage, que traz 6 diferentes e ousadas fachadas, cada uma desenhada por um arquiteto diferente.

Fachada do Museum Garage

Museum Garage

 

O Institute of Contemporary Art Miami (ICA), concebido pelos arquitetos espanhóis Aranguren & Gallegos, logo será também inaugurado no bairro e virá a somar com o já existente de la Cruz Collection Contemporary Art Space.

 

Institute of Contemporary Art Miami

Institute of Contemporary Art Miami

 

Mais fotos do bairro Miami Design District

 

district

Fonte: dickinsoncameron.com

 

Fonte: noel.events/

Fonte: noel.events/

 

2x4: Vortex

Studio 2 X 4. Fundado em 1994, trata-se de um studio colaborativo de designers, programadores, escritories, animadores e outros profissionais que trabalham com media gráfica.

 

City View Garage

City View Garage: The coolest place to park

 

Tom Ford

Foto: designboom.com

 

Fendi

Foto: japantimes.co.jp/

 

Bulgari

Foto: thejewelleryeditor.com

 

Video sobre o Miami Design District

Para terminar convido todos a assitir este vídeo que selecionei no Youtube sobre o Design District em Miami. Ao final do artigo está o mapa do Google com a localização do Design District em Miami e também o link para o site oficial, onde mais informações, calendário de eventos e diretório de lojas, galerias e estabelecimentos podem ser encontrados.

 


 

Como chegar ao Miami Design District

O endereço oficial do escritório sede do Miami Design District é 3841 NE 2nd Avenue – Suite 400, Miami, FL 33137.

Vale a pena também conferir o site oficial: http://www.miamidesigndistrict.net/

Miami Design District
5 (100%) 16 votes