O Visto EB-2, também conhecido como NIW (National Interest Waiver) é um programa do governo americano que concede o Green Card com base em critérios de qualificação profissional, voltado para pessoas com mestrado e doutorado, entre outros requisitos. Trata-se de uma opção consideravelmente mais econômica do que outros programas imigratórios, especialmente se comparado ao Programa EB-5, onde o estrangeiro deve aportar o valor de US$ 900 mil em um negócio nos EUA. Para o EB-2 os critérios não levam em consideração as somas investidas pelo estrangeiro. Este tipo de visto, aliás, exige pouco investimento por parte do candidato. O que se leva em consideração são os critérios de qualificação profissional do pretendente.
O objetivo do Programa de visto EB-2 é atrair para os Estados Unidos trabalhadores com determinadas habilidades excepcionais. Portanto, se você é um profissional altamente qualificado em uma determinada área e preenche os requisitos necessários para o programa, pode obter o visto EB-2 e, com isso, o direito de residência nos EUA (Green Card).
A sigla EB-2 significa (Employment Based 2). Existem outras categorias dentro da classe de vistos EB (EB-1 e EB-3).
Quais os requisitos para o Visto EB-2?
Para estar apto a receber o Visto EB-2, o candidato deve atender a pelo menos 1 dos 3 requisitos listados abaixo:
1 – Possuir mestrado ou doutorado
2 – Possuir bacharelado, porém com no mínimo 5 anos de experiência progressiva comprovada na área de trabalho
3 – Possuir habilidade excepcional nas áreas de ciências, artes ou negócios. Neste caso, a comprovação se daria pelo atendimento a 3 dos 6 requisitos abaixo:
- Diploma na área
- Documentos que comprovem experiência de no mínimo 10 anos na área
- Licença para exercer a profissão
- Filiação à respectiva associação profissional
- Comprovados resultados profissionais.