Getting your Trinity Audio player ready...

Miami Beach passou por diversas transformações nas últimas décadas, incluindo a chegada de novos hoteis, especialmente no final dos anos 80, quando as construtoras deram início à restauração de diversos edifícios em estilo Art Déco. Uma nova fase parece ter iniciado, com uma série de novos condomínios de hotéis de luxo na mira de grandes desenvolvedores para serem restaurados. Porém, desta vez, a essência do Art Déco District pode estar em risco.

Novos condo-hotéis de luxo impulsionam Miami Beach e preocupam essência do Art Déco

Renomados resorts como Aman, Rosewood, Auberge, Bulgari, entre outros, estão prontos para serem restaurados.

Liderando o movimento está um edifício de 1940, que já passou por uma restauração em 1990, em uma época de ouro para South Beach. Estamos falando do The Raleigh, tradicional hotel da comunidade, com sua piscina icônica em design Art Déco. A piscina do hotel foi originalmente construída para a atriz Esther Williams, cuja rotina de natação trouxe fama ao hotel. Festas badaladas eram celebradas à beira da piscina, que chegou a aparecer em diversos filmes e também foi destaque da Revista Life.

São preciosidades da cultura Art Déco, como estas descritas no hotel The Raleigh, que podem estar ameçadas pela transformação pela qual Miami Beach está passando.

Em 2019, Michael Shvo e parceiros compraram o The Raleigh Hotel e também outros dois hoteis adjacentes (The Richmond and South Seas) para restaurá-los e transformá-los em um único complexo hoteleiro chamado de The Raleigh, A Rosewood Hotel and Residences, com conclusão prevista para 2025.

Shvo garante que a restauração preservará a famosa piscina original do hotel, bem como o Martini Bar e o Tiger Room, ambientes que também fizeram história no estabelecimento.

Apesar das promessas de Shvo, há um certo ceticismo “no ar” sobre os impactos que tamanho progresso poderiam trazer à essência do Art Déco District, o maior conjunto de arquitetura Art Deco do mundodistrito Art Déco do mundo.

Para dar lugar ao novo complexo hoteleiro, Shvo demolirá a maior parte dos hotéis Richmond e South Seas, deixando apenas a fachada. Além disso, uma nova torre envidraçada e moderna, inegavelmente contrastante com o estilo Art Déco, será erguida ao lado dos edifícios históricos. Aos poucos, com a chegada destas novas construções modernas, a essência do Art Decot District estaria ameaçada.

O que é o Art Déco District

O Art Deco District de Miami é o maior aglomerado arquitetônico Art Deco do mundo, com centenas de casas, prédios, hotéis, museus e estruturas históricas construídas entre o período de 1920 a 1940. Um passeio pela Ocean Drive, entre os números 5 e 15, proporcionarão uma ótima visão do marcante estilo Art Deco em Miami Beach.

O estilo Art Deco, que surgiu em 1920, é caracterizado por linhas retas, geométricas e modernas. O estilo sofreu forte influência do cubismo e futurismo. Em contraposição ao movimento art noveau, que o antecedeu, traz desenhos mais modernos e sintéticos.

Em Miami, o Art Deco renasce trazendo também influências do estilo mediterrânico revival (janelas arqueadas e telhados em terracota), colorido pastel e tropicalismo.

Sobre a AMG International Realty

A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre imóveis em Miami ou outra região da Flórida, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).

Rate this post