Getting your Trinity Audio player ready...
|
A elegante e exclusiva ilha de Sunny Isles Beach, ao norte de Miami, tem alguns apelidos. O mais popular é “Florida Riviera”, por conta de suas belas praias. Recentemente, outro apelido vem ganhando destaque na mídia: Little Moscow (Pequena Moscou). A expressão já é usada para fazer referência à região há décadas, em decorrência da grande presença de milionários russos na região. Recentemente o apelido ganhou força com a Guerra na Ucrânia. Entenda neste artigo a história por trás do apelido e por que Sunny Isles é a queridinha, não só de russos, mas de investidores internacionais de todos os cantos do mundo.
Don’t Call It “Little Moscow”
“A proporção de russos para a população total em SIB [Sunny Isles Beach] não é grande o suficiente para chamá-la de Little Moscow”, publicou Jennifer Levin, que já fez parte da City Comission para Sunny isles Beach, em seu perfil no Facebook “Just.Stop.It”, continua. A mensagem ganhou notoriedade após ser divulgada em artigo recente publicado no Miami New Times, que mostra a indignação de Jennifer com o apelido.
De fato, Sunny Isles Beach é muito mais do que russos milionários. A ilha traz investidores globais do mundo todo. Outra nacionalidade com forte presença na ilha é a brasileira. Sunny Isles fica do lado do bairro queridinho dos brasileiros: Aventura. A ilha também faz fronteira com Bal Harbour, outro bairro nobre da cidade e que abriga o famoso Bal Harbour Shops, também preferido dos brasileiros.
A ilha é multicultural. Além de russos e brasileiros, há também venezuelanos, equatorianos, árabes, argentinos, entre outras nacionalidades. Sunny Isles não para de ocupar as manchetes. Lionel Messi recentemente vendeu um de seus apartamentos na comunidade. A estrela do futebol comprou unidades nos dois mais luxuosos condomínios da região: Porsche Design Tower e Regalia Miami.
“Perseguição” (sanções) aos milionários russos
Desta forma, chamar Sunny Isles de Little Moscow é, de fato, injusto. Porém, com a guerra na Ucrânia e a “perseguição” do presidente Biden aos milionários russos nos EUA, é claro que a ilha ganharia novamente as manchetes nos jornais.
Joe Biden quer atingir os milionários russos ao redor do mundo criando sanções e, desta forma, espera desestimular as investidas russas na Ucrânia. As sanções criadas até o momento miram não só os oligarcas russos e altos funcionários do Kremlin, mas também seus familiares. A ideia é impedir que os recursos destes indivíduos e empresas possam ser protegidos por meio de conexões familiares, contas bancárias offshore e imóveis luxuosos.
Ao criar barreiras nas transações relacionadas a imóveis, algumas regiões no mundo passaram a ganhar destaque na mídia. Sunny Isles Beach é uma delas. O apelido “Little Moscow”, no entanto, existe para outras regiões dos EUA e do mundo. Todas com alguma presença expressiva de residentes ou investidores russos.
É incerto que este tipo de barreira no setor imobiliário surta algum efeito. No caso de Miami, por exemplo, muitos imóveis são comprados por meio de empresas ou estruturações societárias que dificultam encontrar o proprietário. Não que essas estruturas sejam ilícitas. Pelo contrário, é recomendável que a compra de um imóvel por estrangeiro seja feita por meio de pessoa jurídica. A ideia é evitar a aplicabilidade do altíssimo imposto sucessório para estrangeiros, que é de 40% sobre o valor do imóvel.
O Multiculturalismo de Miami
Miami tradicionalmente é uma cidade multicultural e um “hub” global. A presença latina na região é muito forte. Além de “Little Moscow” a cidade também tem o bairro de “Little Havana” e “Little Haiti”. Canadenses e europeus também procuram a região por conta do clima quente o ano todo e as belas praias. Miami é, portanto, um berço multicultural caracterizado por inclusão e modernidade. Não à toa é um dos destinos mais procurados por investidores globais.
Interessado nas oportunidades imobiliárias de Sunny Isles Beach (“Little Moscow”)?
A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades imobiliárias em Sunny Isles Beach ou outro bairro de Miami, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +1 (305) 318 6968 (Heloisa Arazi).