Little Havana é um bairro cubano em Miami muito tradicional, com uma expressiva cultura latina. A região começou a receber cubanos nas décadas de 60 e 70, a maioria em razão do êxodo provocado pelo regime de Fidel Castro. Estima-se que mais de 500 mil cubanos fugiram para Miami apenas nos primeiros 15 anos do governo de Fidel. Não faz muito tempo, Little Havana não tinha o destaque que possui hoje no roteiro turístico da cidade. A região atrai cada vez mais turistas em busca da cultura latina, gastronomia, o famoso café cubano, charutos, festivais típicos e outras atrações.
O espanhol é o idioma predominante no bairro. A avenida mais importante é a Calle Ocho onde estão as principais atrações de Little Havana como lojas, charutarias, bares, restaurantes, galerias de arte, etc. Veja abaixo os principais lugares para conhecer em Little Havana.
Restaurante Versailles
O Restaurante Versailles é um estabelecimento típico de Cuba e considerado o restaurante cubano mais famoso do mundo. O estabelecimento surgiu na década de 70 e rapidamente transformou-se em ponto de encontro dos cubanos exilados. Aos poucos o Restaurante Versailles ganhou notoriedade internacional, passando a receber celebridades do mundo todo. Hoje é inundado por turistas e as filas são enormes (prepare-se). O mais interessante é que o estabelecimento permanece sendo frequentado por famílias espanholas e idosos cubanos daquela época, em que Little Havana estava se formando. Apesar de turístico, o lugar não perdeu sua autenticidade. Saiba mais sobre o Restaurante Versailles e Little Havana acessando o site oficial: https://www.versaillesrestaurant.com/
Sorveteria Azucar
Após visitar o Restaurante Versailles, tome um sorvete na Azucar, famosa pelos sabores típicos cubanos. São sorvetes artesanais com ingredientes naturais e inspirados na cultura latina. Alguns são pouco convencionais: Arroz Doce, Café con Leche e o Guava (goiaba)! Há também opções Sugar Free.
Tower Theatre
O cinema Tower Theatre é uma verdadeira jóia histórica e com arquitetura Art Deco preservada. Está localizado na Calle 8 bem ao lado do Maximo Gomez Park (próximo tópico). Trata-se de uma relíquia em Miami e um dos símbolos mais antigos da cidade. O teatro foi construído em 1926 e ganhou projeção na década de 60 divulgando a cultura cubana na Flórida. Em 1984 foi fechado e graças ao Miami Dade College e o Departamento de Assuntos Culturais do Condado de Miami-Dade, o estabelecimento foi reaberto ao público e hoje dedica-se a filmes estrangeiros e independentes, fora do circuito de Hollywood. Algo bem diferente e alternativo! É como voltar ao tempo e assistir a um filme em um teatro antigo. O estabelecimento é pequeno, porém confortável e com preços bem acessíveis. Saiba mais no site oficial: https://towertheatermiami.com/
Maximo Gomez Park
É no Parque Maximo Gomez que talvez a cultura cubana seja mais expressiva. Trata-se de uma das principais (se não for a principal) atração de Little Havana.
Também é conhecido como Domino Park, é no Maximo Gomez Park onde os veteranos cubanos se reúnem para jogar partidas de dominó. As mesas ficam espalhadas pelo parque e é muito interessante observar as partidas. Ver os cubanos, alguns bem velhinhos, jogando dominó e contando histórias do cotidiano nos transporta para Cuba de muitos anos atrás. Parece um pedacinho de Cuba que parou no tempo.
No Maximo Gomez Park há também um mural artístico feito por Oscar Thomas com as imagens de alguns presidentes das nações americanas. O nome do parque foi dado em homenagem ao general Máximo Gómez, um revolucionário cubano.
Calçada da Fama Latina em Little Havana
Da mesma forma que a famosa Calçada da Fama de Hollywood, Little Havana também tem sua própria Calçada da Fama Latina, localizada nos arredores do Maximo Gomez Park. A coleção de estrelas na calçada também é conhecida como Calle Ocho Walk of Fame e Hispanic Hollywood. A idéia do projeto era homenagear algumas importantes estrelas latinas que contribuíram para a comunidade e as tradições do povo cubano e latino no sul da Flórida. A primeira estrela a ter um nome na calçada foi Celia Cruz em 1987. Celia Cruz era uma famosa dançarina de salsa.
Lojas de charutos em Litlle Havana
A Calle Ocho em Little Havana também é conhecida como a Central de Charutos da América. A maioria dos charutos premium do mundo pode ser encontrada nas diferentes lojas de charutos da avenida. Algumas lojas permitem ver como eles são produzidos e enrolados na sua frente. A loja mais reconhecida é a Fábrica de Charutos El Credito, mas há muitas lojas interessantes para visitar, mesmo que você não seja fumante de charuto: El Rey de los Habanos, El Titan de Bronze, Casa Felipe, Charutos da Família Sosa, Charutos do Distrito de Arte e muitas outras.
Assista ao vídeo abaixo para ver o mestre de charutos El Credito confeccionando um charuto. Muito interessante!
Viernes Culturales na Calle Ocho em Little Havana
Viernes Culturales (sextas-feiras culturais) é um festival popular em Little Havana, realizado na última sexta-feira de cada mês. O evento acontece na Calle Ocho, entre as avenidas 13 e 17, das 19 às 23 horas.
O festival traz muita cultura, arte e outras exposições típicas. Viernes Culturales expressa a diversidade multicultural que o sul da Flórida oferece. Se você gosta de arte, jogos de dominó, rolos de charuto ou simplesmente adora dançar salsa, não deixe de conhecer o festival. Saiba mais sobre o festival no site oficial: http://viernesculturales.org/
Cubaocho Art and Research Center
Aqui vale a pena dar uma olhada nos murais do lado de fora do edifício, muitos grafites honrando a cultura latina. Não espere muito, vale para quem gosta do tema.