Getting your Trinity Audio player ready...
|
Não é novidade que a Flórida, um dos estados que mais crescem nos EUA, está passando por uma situação de escassez de moradias. O inventário, já baixo, de casas residenciais, pode se agravar, caso as construtoras não consigam fazer frente à população crescente. Um estudo recente da Florida Apartment Association (FAA) revela indicadores preocupantes no aspecto habitacional, mas que também significam um oceano de oportunidades para investidores, que enxergam neste desequilibrio, um forte potencial de valorização dos imóveis.
Neste contexto, a FAA criou um novo site, o BuildFlorida2030.com, que traz um painel com diversos indicadores, com o objetivo de ajudar residentes e autoridades locais na busca por soluções.
Já comentamos diversas vezes neste blog sobre o atual desequilibrio entre demanda e oferta, principalmente no segmento de casas residenciais na Flórida. Estima-se que, até 2026, a Flórida receba, em média, 849 novos moradores por dia. O estado já chegou a receber mais de 1000 novos residentes em 2021.
Na década de 2010 – 2020 o “Sunshine State” cresceu 15%, o que equivale a quase 3 milhões de novos habitantes. Até 2030, de acordo com os estudos da FAA, a população da Flórida deve crescer mais de 3 milhões.
Considerando o atual inventário de unidades habitacionais e, partindo da premissa que as projeções do estudo acontecerão, a Flórida precisará, então, de mais de 500 mil novas unidades habitacionais para fazer frente a este crescimento.
O “boom” populacional da Flórida
A Flórida já era uma região que vinha crescendo de forma acelerada, mesmo ante da pandemia. Com a consolidação do trabalho remoto, muitos americanos de outros estados viram a oportunidade de realizar seus sonhos de moradia migrando para a Flórida e trabalhando à distância.
Afinal, quem não quer aproveitar o clima agradável da Flórida, seu tropicalismo, belas praias e o ambiente receptivo do “Sunshine State”.
Grandes empresas também aproveitaram o movimento e migraram parte de suas divisões, aproveitando os baixos impostos da Flórida e o ambiente mais business Friendly. Cada corporação que transfere suas sedes para a Flórida traz milhares de funcionários e ainda suas famílias.
Construtoras não conseguem atender à demanda
A grande demanda por novas residências poderia ser um prato cheio para as construtoras da Flórida, que tentam fazer frente à enorme demanda por residências. Contudo, já não há tantos terrenos livres para novos projetos.
Além disso, a cadeia de produção ainda não se estabilizou após toda a desorganização global dos últimos anos. Não só há falta de materiais de construção, como também mão-de-obra qualificado para expansão de novos projetos.
Para agravar ainda mais uma situação já crítica, os novos projetos podem demorar até 6 anos para serem entregues, desde a aprovação nas autoridades locais, até construção e entrega das chaves.
Oportunidade para Investidores
Diante de um cenário ainda desequilibrado, as expectativas são de alta para os preços dos imóveis, o que significa alto potencial de valorização para investidores.
A Flórida, assim como o mercado imobiliário americano como um todo, mostrou uma desaceleração nos últimos meses, por conta da alta dos juros praticada pelo Banco Central Americano (FED). Os juros, no entanto, subiram para conter um período inflacionário. Assim que a inflação estiver controlada, o viés de alta dos juros americanos cessará. Neste momento, o mercado imobiliário será novamente estimulado.
É portanto, agora, um bom momento para comprar imóveis na Flórida. Aproveitar a leve desaceleração e entrar no mercado pode ser uma estratégia promissora para quem já pensa em investir na Flórida.
Sobre a AMG International Realty
A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades imobiliárias na região, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: +1 305 318 6968 (Heloisa Arazi).