Getting your Trinity Audio player ready...

O Banco Central Americano (FED – Federal Reserve) cortou a taxa de juros em 0,5 %, de 5,4% para 4,9% ao ano, nesta quarta feira, 18. É a primeira queda do juro americano desde 2020. A decisão tem impacto direto no mercado imobiliário americano, como já vinhamos alertando neste blog. Neste artigo explicamos o que esta decisão pode influenciar na sua estratégia de investimento na Flórida. Continue lendo para entender!

FEC corta taxa de juros! Qual o impacto no setor imobiliário?

Por que o FED cortou os juros?

O FED vinha mantendo os juros em alta nos EUA com o principal objetivo de conter a inflação. Ocorre que, recentemente, os indicadores de emprego nos EUA pioraram, o que poderia sinalizar o início de uma recessão.

Em entrevista coletiva, o presidente do Fed, Jerome Powell, lembrou que o Banco Central Americano tem o objetivo de “manter a solidez da economia e do mercado de trabalho”. Neste contexto, Powell argumentou que a inflação está controlada e próxima da meta de 2%, o que não justificaria mais os juros nos níveis que estavam.

Ao mesmo tempo, os riscos relacionados com o emprego americano aumentaram. O corte dos juros, neste cenário, tem também como objetivo estimular a economia.

Juros permanecerão em queda?

Ao contrário do que muitos analistas imaginavam, Powell adotou uma posição neutra e menos agressiva no que diz respeito a novos cortes.

O presidente do FED fez questão de destacar que não há pressa: “Nada em nossas previsões sugere que estamos com pressa”, disse Powell. “Podemos ir mais rápido ou devagar ou parar a redução dos juros, se for apropriado.”

Não há portanto um sinal de viés de baixa declarado, como era de se esperar. Powell chegou a insistir com a imprensa que as decisões futuras serão tomadas em cada reunião, após análise de dados macroeconômicos do período.

Boa parte dos analistas espera, no entanto, mais um corte de 0,5% até o final do ano.

Qual o impacto no mercado imobiliário da Flórida

O corte nos juros tem gerado expectativas sobre o impacto no mercado imobiliário, especialmente em regiões como Miami-Dade. No entanto, especialistas alertam que os efeitos dessa decisão serão graduais, sem mudanças imediatas.

Heloisa Arazi, broker e proprietária da AMG International Realty, imobiliária em Miami e Orlando voltada para brasileiros, alerta que este pode ser um momento ideal para entrar investindo em imóveis na Flórida. “Mais pessoas entrarão comprando imóveis, já que o custo do financiamento imobiliário diminuirá. Este aumento na procura tem impacto direto nos preços dos imóveis”, comenta Heloisa. “Agora é o momento para comprar enquanto os preços ainda estão acessíveis e aproveitar o potencial de valorização”.

Segundo Heloisa, um erro comum de muitos investidores é aguardar os juros cairem para então comprar o imóvel. “Esperar a taxa de juros cair pode ser tarde, já que é uma estratégia comum”, argumenta. “O ideal é comprar um pouco antes da queda e optar por contrato de financiamento com taxas flutuantes”, explica. Desta forma, o investidor aproveita os preços atrativos e, quando os juros de fato cairem, terá o benefício de taxas menores, já que o contrato é flutuante.

“Neste momento o juro caiu apenas 0,5% e tudo indica que haverá novos cortes. O impacto no setor imobiliário ainda não aconteceu, mas logo sentiremos”, prevê Heloisa.

Sobre a AMG International Realty

A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público estrangeiro. Caso queira saber mais sobre as oportunidades imobiliárias no mercado de Miami, Orlando e cidades nos arredores destes dois centros, entre em contato agora mesmo e convese comigo por WhatsApp: +1 305 761 2655 (Heloisa Arazi).

Rate this post