A compra e venda de um imóvel na Flórida segue um processo semelhante à transação no Brasil. Uma escritura é passada para o nome do novo proprietário no dia do fechamento, que chamamos de “Closing Day”. No Brasil, esse fechamento se dá nos chamados Registros de Cartório de Imóveis e são acompanhados de alguns custos. Na Flórida não é diferente! A escritura e outros detalhes da conclusão do processo de compra e venda são feitos na chamadas Title Companies. A Title Company é uma espécie de cartório de registro de imóveis. Traduzindo, significa “Empresa de Títulos”, ou seja, a instituição responsável pela verificação dos registros de títulos (escrituras) das propriedades.
Neste artigo explicamos em detalhes todos os custos associados ao Closing. Continue lendo!
Quais os custos envolvidos no fechamento (Closing Costs)?
Caso a compra do imóvel na Flórida seja feita à vista, os custos de transferência de escritura e demais taxas costumam totalizar aproximadamente 2% do valor do imóvel. Caso a compra seja por meio de financiamento com bancos americanos, este percentual sobe para cerca de 6% do valor do imóvel (somando todos os custos). No caso de financiamento, o que encarece são as taxas cobradas pelo banco que financia e também as taxas do Mortgage Broker (profissional que realiza todo o trâmite junto aos bancos para aprovação do crédito).
Portanto, caso você tenha adquirido um imóvel de US$ 300 mil (trezentos mil dólares), seu custo total no fechamento seria entre $ 6 mil a $ 15 mil. Vale destacar que neste período de pandemia, muitas construtoras estão concedendo incentivos de até US$ 60 mil dólares, que envolvem desde créditos para serem usados nos custos do closing até descontos na compra do imóvel. Estes incentivos são por tempo limitado e são geralmente concedidos para compra de Vacation Homes em Orlando.
Muitas das taxas envolvidas no Closing são opcionais. Por exemplo, você provavelmente quer saber se o imóvel comprado está em ordem, sem defeitos escondidos e com boas condições estruturais. Para isso existem empresas de inspeção especializadas para realizar este tipo de verificação, o que incorre em custos adicionais. Esse serviço é muito recomendado no caso de imóveis usados.
Existem outras taxas que compõem os Closing Costs e muitas delas são negociáveis. Algumas são completamente desnecessárias. Por isso é importante ser assessorado por um corretor de imóveis experiente na Flórida.
Os Closing Costs variam de acordo com o local onde você mora, o imóvel que compra e o tipo de empréstimo escolhido. Aqui está uma lista de taxas que que perfazem os custos totais no fechamento:
Taxa de inscrição (Application Fee)
Essa taxa cobre o custo para o credor (banco que emprestará o dinheiro) processar sua inscrição e inclui itens como uma verificação de crédito para sua pontuação (credit score) ou avaliação de crédito. Não são todos os bancos que cobram esta taxa e ela pode ser negociada. Valor aproximado: $ 500
Avaliação do imóvel (Appraisal)
Taxa paga à empresa de avaliação para confirmar o valor justo de mercado do imóvel. O valor depende do tamanho do imóvel: Valor aproximado: $500
Taxa do advogado (opcional)
Taxa paga para um advogado realizar a revisão dos documentos de fechamento em nome do comprador ou do credor. Esta taxa é opcional. Na AMG Realty trabalhamos com advogados parceiros que costumam cobrar aproximadamente $900 para representar o comprador.
Taxa de Closing Costs ou taxa de custódia (Closing Fee)
Paga à empresa titular (Title Company), empresa de custódia ou advogado para que conduzam o processo de fechamento (closing). Esses agentes supervisionam todo o processo como participantes independentes. Valor aproximado: $ 700
Taxa do correio (opcional)
Cobre o custo de envio dos documentos para concluir a transação do financiamento o mais rápido possível. Valor aproximado: $ 50
Relatório de crédito (Credit Report) – Somente para indivíduos que recebem renda nos EUA e prestam declaração IR nos EUA
Trata-se de um relatório de crédito de mesclagem múltipla para obter seu histórico e pontuação de crédito. Sua pontuação de crédito tem um papel importante na determinação da taxa de juros de seu financiamento. Só se aplica a indivíduos que recebem renda nos EUA e fazem a declaração do IR americano anualmente. Valor aproximado: $ 150
Depósito em garantia para impostos sobre a propriedade e seguro de hipoteca
Muitas vezes você é solicitado a depositar dois meses de impostos sobre a propriedade e pagamentos de seguro de hipoteca no fechamento. O valor varia de acordo com a localização e tamanho do imóvel.
Determinação de inundação da cobertura de empréstimo
É pago a terceiros para determinar se a propriedade está localizada em uma zona de inundação. Se a propriedade estiver localizada dentro de uma zona de inundação, você precisará comprar um seguro contra inundações. O valor deste seguro, obviamente, é também cobrado à parte.
Inspeção residencial
Você provavelmente fará sua própria inspeção residencial para verificar as condições de uma propriedade e verificar se há reparos domésticos necessários antes de fechar. Este valor depende do tamanho do imóvel, porém varia entre $275 a $1.000.
Taxas de Transferência da Associação de Proprietários de Casa
O vendedor pagará por essa transferência, que mostrará que as taxas são pagas em dia, quais são as taxas, uma cópia das demonstrações financeiras, atas e avisos do condomínio. O comprador deve revisar esses documentos para determinar se a Associação possui reservas suficientes para evitar futuras avaliações especiais, ações legais ou quaisquer outros itens que possam ser motivo de preocupação. Também serão incluídos os estatutos, regras e regulamentos da Associação.
Seguro do Imóvel
Cobre possíveis danos à sua casa. O seguro do seu primeiro ano geralmente é pago no fechamento. O valor depende do tamanho do imóvel. Para um apartamento de 150 m2 o valor aproximado é de $1.200,00 / ano.
Seguro de título da apólice do credor
É um seguro para garantir ao credor que você é o proprietário da casa e a hipoteca do credor é uma garantia válida. Este seguro protege o credor se houver algum problema com o título do imóvel. É semelhante à pesquisa de título, mas sempre um item de linha separado.
Pontos de desconto para empréstimos
“Pontos” são juros pré-pagos. Um ponto é um por cento do valor do seu empréstimo. Este é um pagamento fixo que reduz o seu pagamento mensal durante a vida do seu empréstimo.
Seguro do título da apólice do proprietário
Esta é uma apólice de seguro que protege você no caso de alguém contestar sua propriedade. Saiba mais no artigo sobre Title Companies.
Taxa de Originação
Cobre os custos administrativos do credor. Geralmente representa cerca de 1% do empréstimo total.
Juros pré-pagos
A maioria dos credores solicitará que você pague antecipadamente quaisquer juros acumulados entre o fechamento e a data do seu primeiro pagamento da hipoteca.
Imposto sobre a propriedade
Normalmente, os credores desejam que os impostos devidos dentro de 60 dias após a compra pelo prestador do empréstimo sejam pagos no fechamento. O valor do IPTU anual de um imóvel e de aproximadamente 1,8% do valor do imóvel.
Taxas de Gravação
Uma taxa cobrada pelo escritório local de gravação, geralmente cidade ou município, pela gravação de registros públicos de terrenos. Valor aproximado: $ 50
Taxa de Pesquisa
Essa taxa é aplicada a uma empresa de pesquisa para verificar todas as linhas de propriedade e coisas como cercas compartilhadas na propriedade. Isso só é necessário em casas, não em apartamentos. Valor aproximado: $ 700
Taxa de pesquisa ou exame do título da empresa de título
Essa taxa é paga à empresa do título (Title Company) por fazer uma pesquisa completa nos registros da propriedade. A Title Compány pesquisa a escritura da sua nova casa, garantindo que ninguém mais tenha direito à propriedade.
Impostos de Transferência
Este é o imposto pago quando o título passa do vendedor para o comprador.