O processo de compra e venda de um imóvel na Flórida passou por uma grande transformação com a entrada em vigor da nova lei em decorrência dos processos antitrust (Antitrust Lawsuit) movido contra a NAR (National Association of Realtors) nos EUA.
A mudança chacoalhou o mercado imobiliário americano e exigirá um esforço de adaptação por parte dos profissionais envolvidos, compradores e vendedores. Aqui na AMG International Realty, entendemos que a lei, apesar de introduzir algumas burocracias e alterar um padrão de longa data, trouxe luz ao processo e também mais transparência às operações.
A nova lei trouxe mudanças nas responsabilidades sobre o pagamento de comissões aos agentes envolvidos na intermediação do imóvel, e também adotou padrões mais rigorosos, com a introdução obrigatória do chamado Buyer’s Agreement, ou seja, um Termo de Compromisso.
Neste artigo explicaremos o que é o Buyer’s Agreement, para que serve e suas implicações.
O que é o Buyer’s Agreement?
O documento ‘Buyer’s Agreement’, na tradução, significa, ‘Acordo com o Comprador’, ou seja, é um Termo de Compromisso assinado entre o cliente que pretende comprar um imóvel e o corretor que o representará neste processo.
É, na realidade, um contrato de representação entre as partes onde termos e condições desta parceria entre comprador e corretor são definidos. Nele deve constar como se dará a remuneração ao corretor, o prazo da representação, entre outros detalhes. Clique aqui para baixar o Buyer’s Agreement da AMG International Realty.
Com a entrada em vigor na nova lei, o Buyer’s Agreement passou a ser obrigatório e com exclusividade.
Ao assinar o contrato, o comprador de imóvel concorda em trabalhar com o corretor de imóveis até que compre uma propriedade proposta pelo corretor ou até que o contrato expire. Se uma transação imobiliária ocorrer, o corretor de imóveis recebe uma comissão baseada no preço de venda do imóvel.
Pela nova lei o Buyer’s Agreement deve ser assinado antes de se realizar o “tour” pelos imóveis, ou seja, as primeiras visitas.
Quem paga a comissão do Buyer Agent?
Na Flórida, tradicionalmente, uma intermediação de compra e venda de imóveis, é representada por um Corretor de Compra (Buyer Agent) e um Corretor de Venda (Seller Agent). Este último é o detentor do ‘listing’, ou seja, da exclusividade da venda do imóvel, e representa o proprietário (vendedor).
Antes da nova lei, quem pagava a comissão total sobre a operação de compra e venda do imóvel era o proprietário, ou seja, o vendedor. No momento da transferência da escritura, fase conhecida como “closing” (fechamento), o valor da comissão era deduzido do preço final de venda do imóvel e dividido entre agente comprador e agente vendedor.
O que acontece a partir de agora é que o proprietário (vendedor) não é mais o responsável por pagar a comissão do agente comprador. A remuneração do Buyer Agent poderá, de agora em diante, ser negociada e paga tanto pelo comprador como pelo vendedor.
Na prática, nada muda, o valor total da comissão será o mesmo. A única diferença é que, antes da lei, o comprador não precisava pagar diretamente a comissão, ou seja, desembolsar dinheiro. Ele pagava, de forma indireta, no momento do closing (fechamento) deduzindo a comissão do valor total da venda do imóvel.
No artigo Nova Lei: Como será paga a comissão do corretor na Flórida explicamos como o novo processo funciona e exemplificamos.
Sobre a AMG International Realty
A AMG International Realty é uma imobiliária global especializada na Flórida e voltada para o público estrangeiro. Caso queira saber mais sobre a nova lei do mercado imobiliário nos EUA e também detalhes sobre o processo de compra de imóveis na Flórida, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: +1 305 761 2655 (Heloisa Arazi).