1 – Investimento seguro

A maior vantagem que o investimento em imóveis apresenta é a segurança. Imóveis são bens tangíveis, reais e sempre terão valor. Diferentemente da caderneta de poupança, que pode ser confiscada (como já aconteceu) ou mercado de ações, que apresenta grande volatilidade e alto risco, o imóvel sempre estará lá. Além disso, é um investimento que quase sempre valoriza, conforme comentaremos no próximo tópico.

Mesmo em em tempos de crise, imóveis sempre terão seu valor e a procura por aluguel sempre existirá. Em alguns casos, a liquidez por aluguel pode até aumentar, já que menos pessoas terão disponibilidade financeira para comprar e serão forçadas a alugar.

Motivos para investir em imóveis
Investir em imóveis é seguro

3 – Valorização

A médio ou longo prazo imóveis quase sempre valorizam. Dificilmente, em caso de venda, você receberá um valor menor do que aquele que investiu. Especialmente em grandes centros urbanos, onde o espaço é cada vez mais escasso, a valorização do metro quadrado é praticamente certa.

Potencial de valorização
Imóveis oferecem bom potencial de valorização

2 – Proteção contra inflação

As negociações e contratos vinculados ao setor imobiliário sempre seguem atualizações pelos principais índices de inflação. As parcelas de um financiamento ou de aluguel são sempre atualizadas pelos índices de inflação ou pelos principais índices do setor imobiliário, que também seguem a inflação.

Contudo, a maior proteção contra a inflação que um imóvel pode conferir ao investimento, segundo o consultor de investimentos Amir Arazi, é o fato de ser um bem tangível e sempre acompanhar a inflação real de mercado. “Diferentemente de índices criados pelo governo, que tentam aproximar os indicadores à inflação de mercado, o imóvel já é um bem de mercado”, orienta Amir Arazi. Não há como estar desvinculado da inflação real. Índices de inflação, ao contrário, podem não refletir com precisão a inflação real, uma vez que são o resultado de uma cesta de produtos (amostra).

Um exemplo é a aplicação na caderneta de poupança ou em fundos de renda fixa. Esse tipo de aplicação oferece um retorno com base nos juros de mercado, descontada a inflação. Porém, a inflação considerada pelos fundos e pela caderneta de poupança é aquela apresentada por um indicador de inflação. “Não são raras as situações em que estes índices informam valores de inflação menores do que a real inflação de mercado”, alerta Amir Arazi. Nestas situações, o retorno real sobre o investimento (retorno onde a inflação é descontada) é menor do que o apresentado. É preciso ter cuidado!

Proteção contra inflação
Investir em imóveis protege o patrimônio contra inflação

4 – Renda passiva

Renda passiva é aquela que não depende de trabalho, ou seja, você sempre receberá. Diferentemente da chamada “Renda Ativa” que exige trabalho para que seja gerada. Imóveis podem ser grandes fontes de renda passiva. A renda obtida com aluguel é um exemplo de renda passiva. É claro que sempre haverá algum trabalho. Você precisará administrar o imóvel e a coleta do aluguel. Contudo, é bem diferente de um trabalho intenso, como o de gerir uma empresa, por exemplo. Além disso, administrar imóveis não requer muita experiência ou técnica, principalmente considerando que há no mercado diversas empresas que vendem o serviço de administração, caso o proprietário não o queira fazer.

A renda com aluguel pode ser para moradores fixos, que exigem contratos de longo prazo (um ou dois anos no mínimo) ou aluguéis por temporada. A atividade de aluguel por curtas temporadas tem crescido muito e é uma tendência mundial. Uma ferramenta que ganhou notoriedade neste setor é o site AirBnB, que facilitou sobremaneira a distribuição deste tipo de serviço. Muitos empresários estão comprando e reformando imóveis em vários países e anunciando no site para obter renda com aluguéis por curta temporada.

Investidores do mundo inteiro também estão comprando imóveis em regiões onde o turismo é intenso, como Miami e Orlando, por exemplo. Nestes dois destinos da Flórida, a procura por imóveis por temporada é grande o ano todo. Alguns lançamentos, inclusive, oferecem garantia de retorno nos primeiros dois anos. Comentaremos mais sobre retorno do investimento no próximo tópico.

Imóvel traz renda passiva
Imóvel traz renda passiva

5 – Retorno do investimento

Além do potencial de valorização a atividade de aluguel quase sempre oferece um retorno maior do que a caderneta de poupança. No caso de aluguel por temporada o retorno é ainda maior.

Retorno sobre o investimento
Retorno sobre o investimento

6 – Liquidez

É claro que um imóvel tem menor liquidez do que aplicações na caderneta de poupança ou fundos de investimento, os quais possuem liquidez imediata. Mesmo o mercado de ações também oferce liquidez imediata. Contudo, o setor imobiliário também oferece sua liquidez, especialmente se comparado a outros bens tangíveis. Estamos falando de vender o imóvel, porém quando o assunto é aluguel, a liquidez é ainda maior.

Liquidez no investimento
Liquidez no investimento

7 – Diversificação do investimento

Investir em imóveis é uma ótima alternativa para diversificar o patrimônio. Mesmo que você tenha uma tendência para investimentos de maior risco, como o mercado de ações, por exemplo, é muito importante diversificar. Imóveis raramente perdem valor e podem “temperar” muito bem a carteira de investimentos.

Diversificação de investimentos
Investir em imóveis é diversificar o investimentos
5/5 - (1 vote)