Eu quero o Green Card!

Muitos me perguntam sobre como tirar  o tão desejado Green Card (visto de residência permanente nos EUA). Hoje o processo se tornou um pouco mais fácil e transparente, porém ainda é lento e burocrático.

Neste post responderei as principais dúvidas sobre o assunto e ao final mostro os primeiros passos para se obter o tão sonhado “Cartão Verde”.

 

greencard

 

O que é o Green Card?

O Green Card é um visto permanente concedido pelo governo americano a imigrantes que desejam residir nos EUA. A tradução de Green Card para o português é “Cartão Verde”, pois antigamente o documento era um cartão na cor verde, o que acabou conferindo o nome ao papel. Hoje a cor já não é mais essa e sim branca. O nome oficial do Green Card é “United States Permanent Resident Card”, ou seja “Cartão de Residência Permanente nos Estados Unidos”.

A diferença do Green Card para os demais vistos concedidos pelos Estados Unidos é que ele é permanente e não limita qualquer ação do imigrante que o possui, a não ser aquelas restritas a cidadãos americanos (vide próximo tópico). Todos os demais vistos concedidos possuem alguma limitação. Exemplificando, é possível conseguir um visto de estudo para fazer algum curso específico nos EUA. Este visto permite que a pessoa estude no tempo determinado, porém não confere direitos para trabalhar. Se um brasileiro deseja trabalhar por um período nos EUA é necessário conseguir o visto de trabalho.

Com o Green Card não existe qualquer limitação. A pessoa, na qualidade de residente nos EUA, pode trabalhar, estudar, viajar, etc. sem qualquer impedimento.

Como conseguir o Greencard

Ter o Green Card significa que tenho cidadania americana?

Muita gente confunde Green Card com cidadania americana. São coisas diferentes. O Green Card lhe confere direitos como residir, entrar e sair dos EUA, trabalhar legalmente, etc, porém você não é cidadão americano. Alguns direitos são restritos a cidadãos americanos, como o direito de votar, por exemplo. O imigrante que conseguir o visto de residência poderá, entretanto, aplicar para obter a cidadania após alguns anos de residência nos EUA.

Comprando um imóvel consigo o Green Card?

Sempre me perguntam se a compra de apartamentos em Miami ou casas nos Estados Unidos dá direito ao Green Card. Infelizmente a resposta é não!

Somente a simples compra de um imóvel não traz qualquer benefício imigratório. O processo para obtenção do visto de residência permanente é mais complexo e leva em consideração diversos fatores. Para saber mais sobre a relação entre a compra de um imóvel e a obtenção do Green Card acesse: http://casasemmiami.com.br/comprando-um-imovel-em-miami-consigo-green-card/

O que é o visto investidor (Programa EB-5)?

O visto investidor é uma das maneiras mais rápidas para se obter o Green Card. Por meio do Programa de visto EB-5, o estrangeiro interessado pode obter o Visto de Residência desde que invista um determinado valor e siga algumas regras do Departamento de Imigração. Uma delas é a geração de empregos permanentes. O processo, apesar de ser um dos mais rápidos, leva algum tempo (dois ou mais anos).

Nos últimos anos especulou-se muito sobre o futuro do Programa EB-5 nos EUA. A principal discussão girava em torno do aumento do valor mínimo de investimento, que hoje é de USD 500 mil. Este valor permanece inalterado desde 1992 é um dos mais baixos comparativamente a outras potencias do primeiro mundo.

No último dia 9 de dezembro o Congresso Americano aprovou um projeto de lei que re-autorizou a continuidade do EB-5, sem mudanças. O investimento mínimo permanecerá, portanto, em USD 500 mil. O prazo da re-autorização é até dia 28 de Abril de 2017.

Para saber mais sobre o visto investidor acesse o artigo: http://casasemmiami.com.br/programa-de-visto-eb-5-visto-de-investidor/

 

EB-5: Forma mais rápida para se obter o Green Card

A vitória de Trump para Presidente dos Estados Unidos também trouxe muita especulação no setor de EB-5. Donald Trump não poupou ataques aos imigrantes, porém sua queixa era direcionada exclusivamente aos imigrantes ilegais. Experiente empresário e investidor global, Trump tem plena noção da importância que o capital estrangeiro traz para os EUA. Neste contexto, a expectativa de que Trump criará mais incentivos à entrada de investimentos estrangeiros é grande, sendo o Programa EB-5 um destes instrumentos de incentivo.

Quais as principais maneiras para se conseguir o Green Card?

Além do visto investidor, já comentado no tópico acima, existem outras maneiras para se obter o Green Card. Seguem:

1 – Ter parentesco com cidadão americano

Você pode ter um parente de primeiro grau que já seja cidadão americano. Esta pessoa poderá patrociná-lo e a obtenção do Green Card, desta forma, é rápida. Não necessariamente precisa ser um parente de primeiro grau. Porém, quanto mais próximo o parentesco melhor.

2 – Casamento com cidadão americano

O casamento com um cidadão/cidadã americano(a) também permite a obtenção de Green Card de forma rápida.

3 – Visto de trabalho

Há ainda a opção de obter um visto de trabalho e, posteriormente, aplicar para o Green Card. O dono do estabelecimento empregador deverá participar do processo informando que não consegue substituir sua mão-de-obra pela de um americano.

4 – Green Card por loteria

Muitos não conhecem, mas existe uma loteria nos EUA que todos os anos confere o Green Card para um determinado número de pessoas estrangeiras. É sorte! Os brasileiros não mais podem participar da loteria, pois o governo entende que já há um número muito grande de imigrantes brasileiros nos EUA. Para saber mais acesse: http://www.dvlottery.state.gov/

Qual o primeiro passo para se obter um Green Card?

Conforme exposto acima, a obtenção do Green Card não é tarefa tão simples. Mesmo que você já tenha um parente nos EUA que possa patrociná-lo, é importante começar da forma certa e com a assessoria de quem é experiente em imigração. É importante que você também estude bem o assunto na página do consulado americano. Segue o link: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/immi_types.html

Mas então qual o primeiro passo?

O primeiro passo é encontrar um bom escritório de imigração, indicado por alguém de confiança. Existem vários escritórios e é importante escolher um que tenha grande experiência no assunto. Na internet você encontrará diversos sites de escritórios de imigração. Pesquise bem antes, busque referências, procure indicação de amigos e conhecidos.

Nossa imobiliária trabalha em parceria com os melhores escritórios dos EUA. Caso precisem de indicações favor entrar em contato.

Como conseguir o Green Card?
4.6 (91.61%) 143 votes