Por um longo período o centro de Miami foi ignorado pelos turistas, que valorizavam apenas a parte costeira da cidade, vista como um destino de festas e praias. Nos últimos anos este cenário mudou muito. Hoje Miami é também é conhecida pela sua riqueza cultural, gastronomia e compras e há quem diga que Downtown Miami é a nova Manhattan do Sul. Para completar este “renascimento” urbano, foi inaugurado recentemente no Bairro de Brickell o luxuoso centro comercial Brickell City Centre. O projeto bilionário (quase 5 bilhões de dólares) vem sendo anunciando nos últimos anos como sendo o mais importante de Miami e um marco para a cidade.

Brickell City Centre

O conceito do Brickell City Centre é muito mais amplo do que apenas um shopping center a céu aberto. Trata-se de uma vila dentro do bairro com duas torres residenciais de luxo, uma torre com conjuntos comerciais, um hotel e um shopping a céu aberto, entre outros estabelecimentos. As torres residenciais possuem quase 800 unidades de luxo. São mais de 25 mil metros quadrados em escritórios comerciais e 350 quartos no Hotel EAST.

 

Brickell - Novo shopping center

 

Esta verdadeira vila de luxo é dividida em três blocos: Bloco Norte, Bloco Leste e Bloco Oeste. Os três blocos são interligados por calçadões onde estão as lojas e estabelecimentos. O grande destaque do projeto, e que diferencia o Brickell City Centre dos demais empreendimentos de Miami, é o chamado “Climate Ribbon”, cuja tradução é “Fita Climática”. Trata-se de uma estrutura ousada de $ 30 milhões concebida pelo escritório Arquitetonica em Miami.

A ousadia arquitetonica do Climate Ribbon

Os calçadões e passarelas do Brickell City Centre foram concebidos para trazer à Downtown o conceito de walking-lifestyle. A ideia do projeto era para que as pessoas passeassem pelas lojas com a sensação de estarem num shopping a céu aberto. Porém, como fazer isso e ao mesmo tempo proteger as pessoas do mau tempo e raios fortes do sol da Flórida? Era necessária criar uma espécie de cobertura, mas sem tirar a sensação de estar ao ar livre. Este era o desafio.

 

Climate Ribbon

 

O escritório de arquitetura Arquitetonica em Miami visualizou então uma espécie de fita de vidro gigante que acompanharia os caminhos do Brickell City Centre. O vidro permitiria a entrada natural da luz solar e, ao mesmo tempo, forneceria abrigo em tempos chuvosos.

 

Projeto Brickell City Centre

 

O projeto bilionário (quase 5 bilhões de dólares) é o primeiro shopping center em Brickell. O Brickell City Centre vem sendo anunciado nos últimos anos como sendo um dos mais importantes de Miami. O grande diferencial e ícone do empreendimento é o chamado “Climate Ribbon”. A escultura gigante foi concebida literalmente amassando uma fita de tecido com as mãos e soltando. O tecido amassado mostrou uma série de distorções e ângulos que guiaram a imaginação dos engenheiros da Arquitetonica.

 

Fita Climática

 

Um vidro especial importado da Áustria foi escolhido para construir o Climate Ribbon. O material transparente possui pequenos pontos pretos que vedam parcialmente a luz solar, de forma sutil, para proteger as pessoas da força dos raios do sol. Porém, o mais interessante da obra são as diversas lâminas gigantes e em formato disforme que acompanham a cobertura de vidro. As lâminas tem a função de capturar a brisa de fora do Brickell City Center e transportá-la para dentro, trazendo frescor e conforto às pessoas, numa espécie de ar-condicionado natural. É o primeiro projeto moderno de arquitetura sustentável deste tipo e porte nos EUA.

Como chegar ao Brickell City Centre

 

Brickell City Centre – Uma cidade dentro da cidade
5 (100%) 5 votes